Filtrar


Questões por página:
No Brasil temos presenciado o crescimento de um movimento que pretende impedir que profissionais da Educação se manifestem sobre determinados temas, respeitando, dessa forma, a liberdade de consciência de cada aluno. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de tal projeto.
mostrar texto associado
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

As aulas de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio deverão estimular a ação pessoal e coletiva dos alunos, de forma autônoma e responsável, no combate às desigualdades étnico-raciais e de gênero e às diferentes formas de preconceito e discriminação.
mostrar texto associado
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

As ciências humanas e sociais no Ensino Médio devem estimular as percepções dos alunos acerca de temas que extrapolem o conteúdo formal, tradicionalmente estudado; assim, a valorização das epistemologias indígenas, negras, interculturais e queer, das lutas sociais, entre outras, deve estar presente em sala de aula.
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 5 de julho de 2010, mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados,24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. As notas se referem aos anos finais do Ensino Fundamental, que equivalem à 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª série (1º ao 5º ano), foram 15% das cidades.” (Fernanda Nogueira, Nathália Duarte e Vanessa Fajardo do G1)

São informações que complementam o texto anterior, EXCETO:

Protesto de apoio à greve das federais leva 500 às ruas de Lavras
Alunos e professores da UFLA realizaram passeata na tarde desta quinta (24).
Com apitos e cartazes, manifestantes foram até a principal praça da cidade.


Alunos e professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fizeram uma manifestação de apoio à greve das universidades federais na tarde desta quinta- feira (24), em Lavras (MG). De acordo com o Diretório Central dos Estudantes, cerca de 500 pessoas saíram às ruas da cidade com as caras pintadas, apitos e cartazes.

(http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/0...500-ruas-de-lavras.html.
Acessado em 20/06/2012).

A greve das universidades federais reflete, dentre outros fatores: