Filtrar


Questões por página:
Um tubo de raios X produz radiação característica e radiação de frenagem. Ao utilizarmos um ânodo de tungstênio (74W) ao invés de molibdênio (42Mo), elevamos o número atômico (Z) do disco e, consequentemente:
Qual dos seguintes sintomas ocorreria(m) APENAS se uma exposição aguda do corpo total (TBI) excedesse 80 Gy?
A radiação provoca efeitos deletérios ao organismo, independentemente da quantidade de exposição. Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. Assinale a alternativa que se refere à uma das características dos efeitos estocásticos:
Causam uma alteração aleatória no DNA de uma única célula que no entanto, continua a reproduzir-se. Levam à transformação celular. Não apresentam limiar de dose. O dano pode ser causado por uma dose mínima de radiação. O aumento da dose somente aumenta a probabilidade e não a severidade do dano. A severidade é determinada pelo tipo e localização do tumor ou pela anomalia resultante. No entanto, o organismo apresenta mecanismos de defesa muito eficientes. A maioria das transformações neoplásicas não evolui para câncer. Quando este mecanismo falha, após um longo período de latência, o câncer então, aparece. A leucemia ~ 5-7 anos e os tumores sólidos ~ 20 anos. Os efeitos são cumulativos: quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrência. Quando o dano ocorre em célula germinativa, efeitos hereditários podem ocorrer.
A informação refere-se à:
Assinale a alternativa CORRETA:
Sabe-se que a interação da radiação ionizante com o tecido vivo pode provocar a formação de radicais livres, que são espécies químicas altamente reativas, com elétrons não pareados. Esses radicais livres podem promover a peroxidação lipídica nas células ou reagir entre si. Quais os produtos dessa reação?