Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

    A compreensão da função de cada um dos elementos de um circuito elétrico possibilita a resolução de problemas clássicos que envolvem situações puramente hipotéticas e outras que estão ligadas ao cotidiano. Um perito deve estar apto a resolver ambas. Um exemplo disso é relativo ao movimento de um automóvel. Um carro em movimento pode ser eletricamente carregado pelo movimento de elétrons que fluem do piso para os pneus e dos pneus para a carroceria. Essa situação pode ser compreendida com o auxílio do esquema a seguir, que mostra um carro e os análogos elementos de circuito.

Considerando as informações do texto, assinale a alternativa que apresenta o circuito elétrico que melhor representa o esquema do carro.

Uma esfera metálica de raio r, presa a uma haste isolante, está carregada com uma carga +q. Outra esfera metálica oca, de raio R > r, inicialmente neutra, possui um orifício com abertura suficiente para dar passagem, à esfera de raio r. Pondo-se as esferas em contato, ao se restabelecer o equilíbrio eletrostático verifica-se que a esfera oca adquire uma carga Q quando o contato é externo (figura 1) e uma carga Q' quando o contato é interno (figura 2).

Nesse caso, Q e Q'são tais que:

mostrar texto associado
Para que uma estrutura composta por treliças esteja em equilíbrio estático, o somatório das forças e o dos momentos devem ser, ambos, nulos.
mostrar texto associado
Em uma distribuição espacial de cargas pontuais, existe pelo menos um ponto, onde não há cargas, que esteja sujeito a um equilíbrio estável.
Em um apartamento de Brasília houve um princípio de incêndio que começou na cozinha. Os donos do imóvel relataram a um policial civil que ligaram muitos aparelhos elétricos ao mesmo tempo nas tomadas da cozinha. Os aparelhos eram uma cafeteira elétrica com 1.300 W de potência, um forno micro-ondas com 1.000 W de potência e uma fritadeira elétrica com 5.500 W de potência. O policial civil constatou que a cozinha tinha apenas um circuito elétrico e, portanto, apenas um fusível de 25 A.

Com base nesse caso hipotético, considerando que a tensão elétrica doméstica em Brasília é igual a 220 V e desprezando o fato de a tensão não pertencer a um sistema elétrico de correntes contínuas, assinale a alternativa correta.