Filtrar


Questões por página:
Em um apartamento de Brasília houve um princípio de incêndio que começou na cozinha. Os donos do imóvel relataram a um policial civil que ligaram muitos aparelhos elétricos ao mesmo tempo nas tomadas da cozinha. Os aparelhos eram uma cafeteira elétrica com 1.300 W de potência, um forno micro-ondas com 1.000 W de potência e uma fritadeira elétrica com 5.500 W de potência. O policial civil constatou que a cozinha tinha apenas um circuito elétrico e, portanto, apenas um fusível de 25 A.

Com base nesse caso hipotético, considerando que a tensão elétrica doméstica em Brasília é igual a 220 V e desprezando o fato de a tensão não pertencer a um sistema elétrico de correntes contínuas, assinale a alternativa correta.
Para mostrar a função e a forma como resistores podem ser arranjados dentro de um circuito elétrico, um instrutor do laboratório de perícia papiloscópica montou o circuito ilustrado abaixo. Após uma análise desse circuito, o instrutor solicitou aos estudantes que determinassem a resistência equivalente da combinação mostrada.



Com base nesse caso hipotético e no circuito ilustrado, assinale a alternativa que apresenta o valor da resistência equivalente.

A figura abaixo apresenta um dispositivo de disparo utilizando SCR. A tensão e a corrente de gatilho para esse circuito são iguais a 1 V e 100 mA.

A potência elétrica dissipada no resistor de 145 Ω é de:

A figura abaixo apresenta um sistema trifásico desequilibrado. As impedâncias monofásicas que compõem a carga trifásica possuem o mesmo módulo, porém com ângulos diferentes.

A respeito desse sistema, é correto afirmar que:

O circuito apresentado abaixo é composto por uma fonte senoidal U, seis resistores, um capacitor de 100 x 10-6 F e um indutor de 10 x 10-3 H. A ddp da fonte é igual a 80 V e valor de R igual a 10 Ω.

A frequência da fonte, em hertz, para que o fator de potência do circuito seja igual à unidade e a potência elétrica dissipada pelo circuito, em watts, são, respectivamente, iguais a: