Filtrar


Questões por página:
Considere uma partícula com carga elétrica q, velocidade V=1i+1j+1k.. em um campo magnético B=−1i+1j+1k.., onde i, j e k são os vetores unitários nas direções x, y e z respectivamente. A força na partícula devido ao campo magnético é
Considere duas forças, representadas por dois vetores A e B em um sistema de referência xyz. Caso o módulo dos vetores A+B e A−B sejam iguais, o ângulo entre eles é, em radianos,
A maioria dos equipamentos e dispositivos elétricos que tornam nosso cotidiano mais prático e fácil funcionam graças aos desenvolvimentos obtidos em eletricidade e magnetismo. Entre eles, podemos citar: transformadores, aparelhos celulares, motores elétricos, forno de microondas, entre outros. Embora alguns aspectos dos fenômenos elétricos e magnéticos fossem conhecidos desde o século VIII a.C., apenas no século XIX com as notáveis contribuições de James Clerk Maxwell, Michael Faraday, Andre Marie Ampère e Nikola Tesla o eletromagnetismo é estabelecido como ciência. Considerando alguns dos aspectos elétricos e magnéticos da matéria, atente para as seguintes afirmações:
I. É possível encontrar na natureza, de forma isolada, monopolos magnéticos, ou seja, polos magnéticos separados e em total analogia com o seu correspondente elétrico.
II. Eletricidade e Magnetismo são duas ciências distintas, desenvolvidas de forma independente, com suas características próprias sem correlação nenhuma entre si.
III. Uma maneira de estudar o comportamento dos campos elétricos e magnéticos em laboratório didático de ciências se dá através da visualização de suas linhas de campo.
IV. Nos processos de eletrização, prótons e elétrons são transferidos de um corpo para outro.


Está correto o que se afirma somente em
Muitos dispositivos elétricos que fazem parte do nosso dia a dia, com o intuito de transformar energia elétrica em calor, efeito conhecido como efeito Joule, fazem uso de resistências. Ao observarmos dois dispositivos A e B que possuem, internamente em sua construção, resistências de valor R e 2R respectivamente, quando atravessados pela mesma corrente irão dissipar uma quantidade de energia X e Y respectivamente. Considerando que o intervalo de observação dos dispositivos é o mesmo, a relação entre X e Y é dada por
A eletrostática é um campo do eletromagnetismo que estuda as cargas em repouso bem como os campos gerados por essas cargas. Na natureza, corpos inicialmente neutros podem ter suas cargas alteradas (número de elétrons) e redistribuídas via algum método de eletrização (atrito, contato, indução), conferindo a esses corpos uma característica denominada carga elétrica. Em relação às cargas elétricas, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Se um corpo tem carga elétrica, então ele está eletrizado.
( ) Em um corpo eletrizado, o número de cargas elétricas positivas e negativas é o mesmo.
( ) Em um corpo neutro não há cargas elétricas.
( ) Não é possível criar ou destruir cargas elétricas.

A sequência correta, de cima para baixo, é: