Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
mostrar texto associado

Fontes reguladas utilizam um capacitor em paralelo com a carga para reduzir substancialmente a natureza pulsante da tensão na saída dos retificadores de onda completa. Como critério para dimensionamento da capacitância C, a constante de tempo do circuito paralelo (associada a e C) deve ser muito superior ao período T da onda retificada, de tal forma que a relação entre tensão de ripple na saída do capacitor e a tensão de pico na entrada do capacitor seja dada pela relação aproximada

mostrar texto associado
Diferentes retificadores de onda completa projetados a partir de circuitos contendo transformadores e diodos são utilizados em fontes de conversão CA para CC. Entre as possíveis configurações, estão o retificador com transformador de tomada central e o retificador em ponte. Comparativamente, o retificador em ponte é preferível ao retificador com transformador de tomada central porque a amplitude de pico da onda retificada é maior para a mesma tensão de entrada.
Nos conversores de freqüência que utilizam tecnologia do tipo PWM, o chaveamento de tensão em alta freqüência faz surgir uma corrente de fuga devido ao efeito capacitivo nos cabos entre o motor e o drive.

I. Quanto menor a distância de cabos, maior o efeito capacitivo e maior também a corrente de fuga. Nos cabos blindados (recomendado) esse efeito aumenta de 2 a 3 vezes.

II. Usando o reator de saída, a corrente de fuga é diminuída, possibilitando o uso de menores comprimentos de cabos mas com pequena redução de potência do drive.

III. Usando um reator de saída monolítico, a corrente de fuga é aumentada, possibilitando o uso de maiores comprimentos de cabos mas com pequena redução de potência do drive.

Das informações acima,

Na fonte chaveada, o transistor que atua como chave é controlado por um sinal Vy modulado por um sinal Vx, conforme a representação abaixo:

O sinal Vy é do tipo

Sobre tiristores, é correto afirmar que