Filtrar


Questões por página:
"Desde o uso do peixe-torpedo em Roma há 2.000 anos atrás, a estimulação elétrica tem sido utilizada para fins terapêuticos que vão da analgesia à ressuscitação cardiovascular. Mas foi apenas em 1855, após a descoberta da corrente alternada por Faraday, que o médico francês Guillaume Duchenne, considerado o pai da eletroterapia, tornou-se o pioneiro em demonstrar com sucesso o uso da estimulação transcutânea do nervo frênico para a obtenção da contração diaframática e consequente respiração em doentes vivos." (Fonte: 0377311/ ww.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103731/ 102207) Com relação a eletroterapia analise as alternativas abaixo:
I. A eletroterapia não é indicada para controle da dor crônica. II.Na estimulação elétrica neural transcutânea (TENS), os impulsos elétricos variam em intensidade e frequência ao estimular o nervo no percurso da medula espinhal, bloqueando a transmissão da dor e sendo utilizada para o alívio da dor musculoesquelética, como a dor lombar. III. A corrente interferencial é uma corrente de média frequência que produz baixa impedância para a pele, permitindo uma penetração mais profunda no tecido, sendo assim considerada eficaz para reduzir imediatamente a dor. IV. O fluxo de corrente passando direto no útero de mulheres grávidas é contraindicado.
Quais afirmativas estão corretas:
Uma senhora de 77 anos foi encaminhada para assistência fisioterapêutica ambulatorial 10 dias após queda em seu domicílio, sendo submetida a tratamento cirúrgico para fixação interna de fratura de colo de fêmur. O encaminhamento clínico destacava atenção especial para o “aspecto de cicatrização tecidual”. O recurso fisioterapêutico recomendado para esse propósito deve ser:

A eletroterapia refere-se a equipamentos que geram corrente elétrica e podem produzir efeitos analgésicos e promover fortalecimento muscular. Sobre os equipamentos comumente utilizados para a aplicação desse recurso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A utilização da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) com frequências baixas (30 Hz a 40 Hz) tem objetivo analgésico para processos dolorosos agudos em pacientes com dor de alta intensidade.

( ) Em relação ao uso da estimulação elétrica funcional (FES), frequências mais baixas (30 Hz a 50 Hz) selecionam fibras tônicas ou vermelhas do tipo I e frequências mais altas (50 Hz a 80 Hz) selecionam fibras fásicas ou brancas do tipo IIb.

( ) O equipamento de corrente russa gera uma corrente elétrica que, ao entrar em contato com o corpo, promove despolarizações do motoneurônio inferior, gerando contração de músculos com inervação motora íntegra.

Assinale a sequência correta.

O TENS – Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation ou Neuroestimulação Elétrica Transcutânea é um dos recursos mais usados no tratamento da dor neurogênica ou crônica através da corrente elétrica. De acordo com os parâmetros utilizados para a sua aplicação no local da dor, qual alternativa corresponde à resposta CORRETA?
Várias orientações auxiliarão o fisioterapeuta a selecionar os locais apropriados para a colocação do eletrodo ao se utilizar qualquer um dos protocolos de tratamento que visem à estimulação elétrica dos nervos sensorial ou motor. Alguns dessas orientações podem ser as seguintes:

I- Colocar os eletrodos sobre pontos-gatilho ou locais de pontos de acupuntura.

II- Colocar os eletrodos sobre pontos sensitivos do músculo no qual se esteja tentando se extrair uma contração.

III- Utilizar a aplicação monopolar dos eletrodos em que se utiliza apenas um grande eletrodo ativo sobre a área de tratamento.

A alternativa que apresenta os padrões CORRETOS é: