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Um dos importantes estudos da sociologia clássica, realizado por Émile Durkheim é “O Suicídio”, de 1897. Nesse estudo, o autor tenta demonstrar que o comportamento de suicidar-se também possui causas sociais. Sobre o suicídio teorizado pelo pensador francês, assinale a alternativa incorreta:
Em uma das principais obras de Émile Durkheim, “Da divisão do trabalho social”, escrito no final do século XIX, ele analisa as relações de trabalho na sociedade moderna de uma forma distinta da que é feita por Karl Marx, pois procura demonstrar que a crescente especialização do trabalho promovida pela produção industrial moderna, trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No caso da solidariedade mecânica, o que une as pessoas em sociedade é o fato de um depender do trabalho da outra pessoa, não importando o conjunto de crenças, tradições e costumes comuns.
( ) Durkheim identificou dois tipos de solidariedade que funcionam como amálgama da sociedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
( ) A solidariedade mecânica é mais comum nas sociedades menos complexas, nas quais cada um sabe fazer quase todas as coisas de que necessita para viver.
( ) O que une as pessoas em sociedade no caso da solidariedade orgânica é a existência de interdependência das funções sociais, ou seja, a necessidade que uma pessoa tem da outra, em virtude da divisão do trabalho social existente na sociedade.
( ) Para Durkheim, se a divisão do trabalho produz solidariedade, é porque as relações entre os diversos setores da sociedade não são regulamentadas pelas instituições existentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) No caso da solidariedade mecânica, o que une as pessoas em sociedade é o fato de um depender do trabalho da outra pessoa, não importando o conjunto de crenças, tradições e costumes comuns.
( ) Durkheim identificou dois tipos de solidariedade que funcionam como amálgama da sociedade: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.
( ) A solidariedade mecânica é mais comum nas sociedades menos complexas, nas quais cada um sabe fazer quase todas as coisas de que necessita para viver.
( ) O que une as pessoas em sociedade no caso da solidariedade orgânica é a existência de interdependência das funções sociais, ou seja, a necessidade que uma pessoa tem da outra, em virtude da divisão do trabalho social existente na sociedade.
( ) Para Durkheim, se a divisão do trabalho produz solidariedade, é porque as relações entre os diversos setores da sociedade não são regulamentadas pelas instituições existentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Émile Durkheim ministrou o primeiro curso de Sociologia criado em uma universidade francesa e, em sua aula inaugural em Bordeaux, deixou claro que tinha a consciência de estar encarregado de ensinar uma ciência nova e que só contava com um pequeno número de princípios estabelecidos, e pensava, como professor, em ir fazendo a ciência à medida em que ensinava. Sobre o pensamento sociológico de Durkheim, analise as afirmativas abaixo:
I. Sobre fato social, Durkheim diz que é toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma determinada sociedade, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.
II. Para dar exemplo de fatos sócias, Durkheim afirma que quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão... pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes... Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas religiosas; existindo antes dele, é porque existem fora dele. O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais etc, funcionam independentemente do uso que delas faço...
III. Sobre Consciência Coletiva, diz Durkheim que o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua vida própria; poderemos chamá-lo: consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; é, por definição, difusa em toda extensão da sociedade.
IV. Durkheim se justifica afirmando que tratar os fatos sociais como coisa significa classificá-los nesta ou naquela categoria do real, é observar em relação a eles uma certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir do princípio que se ignora completamente o que são, a priori, e as suas causas.
V. Para Durkheim a solidariedade social é um fenômeno moral que por si mesmo não se presta à observação exata e nem à medida?... é preciso substituir o fato interno que nos escapa por um fato exterior que simbolize... e este símbolo visível é o direito.
Estão corretas as afirmativas:
I. Sobre fato social, Durkheim diz que é toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma determinada sociedade, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.
II. Para dar exemplo de fatos sócias, Durkheim afirma que quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão... pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes... Assim também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas religiosas; existindo antes dele, é porque existem fora dele. O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos, o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais etc, funcionam independentemente do uso que delas faço...
III. Sobre Consciência Coletiva, diz Durkheim que o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua vida própria; poderemos chamá-lo: consciência coletiva ou comum. Sem dúvida, ela não tem por substrato um órgão único; é, por definição, difusa em toda extensão da sociedade.
IV. Durkheim se justifica afirmando que tratar os fatos sociais como coisa significa classificá-los nesta ou naquela categoria do real, é observar em relação a eles uma certa atitude mental. Seu estudo deve ser abordado a partir do princípio que se ignora completamente o que são, a priori, e as suas causas.
V. Para Durkheim a solidariedade social é um fenômeno moral que por si mesmo não se presta à observação exata e nem à medida?... é preciso substituir o fato interno que nos escapa por um fato exterior que simbolize... e este símbolo visível é o direito.
Estão corretas as afirmativas:
Os clássicos da Sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, apresentam diferentes teoria para explicarem a sociedade e, mesmo quando concordam com temas que são objeto de análise, o fazem a partir de diferentes perspectivas teóricas. Três das mais importantes perspectivas teóricas são: o Funcionalismo, a abordagem do Conflito e o Interacionismo Simbólico. Sobre essas perspectivas teóricas, analise as afirmativas abaixo:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas:
I. No Interacionismo Simbólico as crenças e os costumes religiosos de uma sociedade, podem ser analisados com o intuito de mostrar como eles se relacionam com outras instituições dentro da sociedade, uma vez que as diferentes partes de uma sociedade se desenvolvem em relação íntima umas com as outras.
II. De um tempo para cá o Funcionalismo vem perdendo adeptos, à medida que suas limitações começaram a se mostrar aparentes. Uma crítica comum à essa perspectiva teórica é a de que ele enfatiza desnecessariamente fatores que conduzem à coesão social, às custas daqueles que produzem divisão e conflito. O enfoque na estabilidade e na ordem significa que divisões ou desigualdades na sociedade – baseada em fatores como classe, raça e gênero – estão minimizadas.
III. Os teóricos do Conflito rejeitam a ênfase funcionalista do consenso. Em vez disso, destacam a importância das divisões na sociedade. Ao fazê-lo, concentram-se em questões de poder, desigualdade e luta. Eles tendem a ver a sociedade como sendo composta de grupos distintos que perseguem seus próprios interesses. A existência de interesses separados significa que o potencial para conflito está sempre presente e que certos grupos se beneficiarão mais do que outros. Os teóricos do Conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
IV. O Interacionismo simbólico surge de uma preocupação com a linguagem e com o significado e dirige nossa atenção ao detalhe da interação interpessoal e a como esse detalhe é usado para dar sentido ao que os outros dizem e fazem. Embora essa perspectiva possa contribuir para a percepção profunda da natureza de nossas ações no decorrer da vida social cotidiana, ele tem sido criticado por ignorar as questões maiores do poder e da estrutura dentro da sociedade e como eles servem para restringir a ação individual.
Estão corretas as afirmativas:
Os teóricos da Sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, na dimensão teóricaanalítica, apresentam teorias sociológicas distintas. Além de apresentar fundamentos filosóficos das teorias (epistemologia), métodos são propostos para a realização da análise social. Assim, a epistemologia e a metodologia são as dimensões fundamentais de toda teoria sociológica. Assinale as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O método Funcionalista faz parte da teoria de Max Weber. É a perspectiva teórica baseada na noção de que a melhor maneira de explicar os acontecimentos sociais é em termos das funções que eles desempenham, ou seja, de suas contribuições para a continuidade de uma sociedade.
( ) Karl Marx teorizou o método Histórico-Dialético, o estudo da sociedade tem seu fundamento na economia (vida material do homem), que é o elemento que condiciona todo o desenvolvimento da vida social.
( ) Max Weber utiliza o método compreensivo, numa perspectiva sociológica que se concentra nos significados e nas intenções que sustentam a ação humana. Ele pretende, pois, compreender a ação dos indivíduos.
( ) Na teoria sociológica de Émile Durkeim, o método por ele utilizado, considera a ação social como pilar, e que nas perspectivas de ação social interessam-se pelo modo como os seres humanos interpretam ativa e criativamente o mundo à sua volta, e não pelas forças externas que orientam ou restringem a ação humana.
( ) Émile Durkheim em sua teoria sociológica, apresenta o método Funcionalista por entender que se baseia em uma visão da sociedade como um sistema complexo, cujos diversos elementos trabalham conjuntamente de um modo que precisa ser entendido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O método Funcionalista faz parte da teoria de Max Weber. É a perspectiva teórica baseada na noção de que a melhor maneira de explicar os acontecimentos sociais é em termos das funções que eles desempenham, ou seja, de suas contribuições para a continuidade de uma sociedade.
( ) Karl Marx teorizou o método Histórico-Dialético, o estudo da sociedade tem seu fundamento na economia (vida material do homem), que é o elemento que condiciona todo o desenvolvimento da vida social.
( ) Max Weber utiliza o método compreensivo, numa perspectiva sociológica que se concentra nos significados e nas intenções que sustentam a ação humana. Ele pretende, pois, compreender a ação dos indivíduos.
( ) Na teoria sociológica de Émile Durkeim, o método por ele utilizado, considera a ação social como pilar, e que nas perspectivas de ação social interessam-se pelo modo como os seres humanos interpretam ativa e criativamente o mundo à sua volta, e não pelas forças externas que orientam ou restringem a ação humana.
( ) Émile Durkheim em sua teoria sociológica, apresenta o método Funcionalista por entender que se baseia em uma visão da sociedade como um sistema complexo, cujos diversos elementos trabalham conjuntamente de um modo que precisa ser entendido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.