Questões de Concurso
Filtrar
90 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 18
Questões por página:
Questões por página:
A escola e a educação ocuparam um lugar central no pensamento sociológico desde o final do século XIX. A esse respeito, relacione os sociólogos as respectivas perspectivas sobre educação.
1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu
( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
1. Emile Durkheim
2. Talcott Parson
3. Pierre Bourdieu
( ) A escola é uma instituição fundamental no processo de reprodução e legitimação das desigualdades sociais.
( ) O sistema educativo tem como funções a socialização e a seleção dos indivíduos, estando relacionado á economia e ao sistema político.
( ) A educação é um fato social, portanto se impõe coercitivamente sobre os indivíduos e promove uma maior integração destes com o todo social.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os indivíduos e as forças que mantém uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a "solidariedade orgânica", a qual se manifesta
Em seu As Regras do Método Sociológico (1895), Durkheim afirmou que a sociologia tem como objeto de investigação os modos de fazer, mais ou menos convencionados, capazes de exercer sobre o indivíduo uma coerção externa, ou os modos de fazer que são gerais em uma dada sociedade. E, por modos de fazer, ele entendia modos de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo.
A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente o objeto da investigação sociológica para Durkheim.
A esse respeito, assinale a opção que identifica corretamente o objeto da investigação sociológica para Durkheim.
Durkheim refletiu sobre a distinção entre normalidade e patologia, partindo da observação de que a sociedade "confina duas ordens de fatos bastante diferentes: aqueles que são os que devem ser e aqueles que deveriam ser diferentes daquilo que sao, os fenômenos normais e patológicos".
Essas constatações permitiram a Durkheim estabelecer critérios para distinguir os dois estados.
I. Um fato social é normal, para um certo tipo social em determinada fase de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie consideradas na fase correspondente de desenvolvimento.
II. Para definir a normalidade de um fenômeno e necessário referi-la ao desvio, ao que e considerado patologico em um determinado momento, por uma determinada sociedade.
III. A qualidade de um fenomeno, normal ou patológica, deve ser avaliada com base em critérios abstratos e absolutos provenientes das ciências biológica e médica.
Assinale:
Essas constatações permitiram a Durkheim estabelecer critérios para distinguir os dois estados.
I. Um fato social é normal, para um certo tipo social em determinada fase de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie consideradas na fase correspondente de desenvolvimento.
II. Para definir a normalidade de um fenômeno e necessário referi-la ao desvio, ao que e considerado patologico em um determinado momento, por uma determinada sociedade.
III. A qualidade de um fenomeno, normal ou patológica, deve ser avaliada com base em critérios abstratos e absolutos provenientes das ciências biológica e médica.
Assinale:
Concurso:
ESAF
Disciplina:
Sociologia
Classes e Mobilidade Social são conceitos fundamentais para a análise sociológica. Acerca de Conceitos de Classes e Mobilidade Social, pode-se afirmar que: