Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Émile Durkheim e os Fatos Sociais

Questões por página:

Na obra “As formas elementares da vida religiosa”, Durkheim objetiva explicar cientificamente uma das particularidades que, para ele, é a mais característica da natureza humana.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde à perspectiva apontada pelo autor.

Sobre os estudos de Emile Durkheim (1903) acerca da função classificadora, julgue os itens abaixo com V paras sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Classificar as coisas é arrumá-las em grupos distintos uns dos outros, separados por linhas de demarcação nitidamente determinadas.

( ) A consciência individual não passa de um fluxo contínuo de representações que se perdem umas das outras, e as distinções, quando começam a aparecer, são todas fragmentárias.

( ) Toda classificação implica uma ordem hierárquica cujo modelo não nos é oferecido nem pelo mundo sensível nem pela nossa consciência.

( ) O esquema da classificação não é um produto espontâneo do entendimento abstrato, mas sim resulta de uma elaboração na qual entraram todos os tipos de elementos estranhos.

( ) As classificações primitivas constituem singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão em uso entre os povos mais cultos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” (DURKHEIM, Émile. Educação e sociedade apud PILETTI e PRAXEDES. Sociologia da educação – do positivismo aos estudos culturais,2010, p.28).
Marque a alternativa CORRETA:
Trabalho é uma categoria central para as Ciências Humanas e Sociais e é debatido por diferentes autores na Sociologia, entre eles, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. É correto afirmar que, para estes três cientistas sociais, respectivamente, o trabalho pode ser pensado como:
No século XIX, um dos principais fundadores da sociologia que buscou explicar a vida em sociedade e preconizou a manutenção da harmonia social é: