Filtrar


Questões por página:
Segundo Magda Soares (2003), a alfabetização, em uma perspectiva mais ampla, pode ser definida como multifacetada, pois compreende conhecimentos linguísticos, produção de texto e formação do leitor. Para Emília Ferreiro (1999), ela acontece ancorada na seguinte tríade:
Sobre o processo de alfabetização, analise a sentença abaixo:

“Defende a ideia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita convencional dos adultos, produzindo assim uma escrita diferente. Para isso as crianças devem percorrer para compreender as características, o valor e a função da escrita, desde que esta se constitua no objeto da sua atenção”.

As características acima definem a teoria defendida pelo(a) autor(a):
Ferreiro (2016) pensa rupturas e continuidades na leitura e na escrita contemporâneas, ante o avanço das tecnologias digitais, particularmente dos dispositivos portáteis.
Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que defende a autora sobre o silêncio e a solidão em sua relação com a leitura.