Filtrar


Questões por página:

Atenção: A questão refere-se ao trecho do ofício que segue.

Manacá Florido,8 de agosto de 2016.

Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça:

A Assembleia Legislativa do Estado de Manacá realizará, em 10 de dezembro de 2016, o fórum técnico “Decisões do Poder Judiciário em Processos que Envolvem Calúnia e Difamação: Análise de Casos”, ocasião em que será avaliada a oportunidade de se estabelecerem diretrizes que contemplem o consenso dos juristas acerca do tema.

Certo de que V. Exa. poderá prestar valiosa contribuição à consecução dos objetivos do fórum, tenho a honra de convidá-lo a participar do referido evento como expositor de tema, a sua escolha, que seja relevante para a matéria.

Na oportunidade, esta presidência terá o prazer de recepcionar V. Exa., bem como os demais expositores, no Salão Nobre do Palácio Solanáceas, no dia 9 de dezembro, às 20 horas.

Atenciosamente,

(Assinatura)

Deputado Aldair Quintanilha Ferraz

Presidente


Exmo. Sr. Desembargador Dorival Menezes de Oliveira Filho

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Manacá

Capital

Considerados o ofício acima e as normas que regem a redação de documentos oficiais, é correto o seguinte comentário:

Para se referir aos chefes dos Poderes Executivos (presidente, governadores e prefeitos), deve-se usar o pronome de tratamento Vossa:
Questão DESATUALIZADA
mostrar texto associado

Em situações informais, como a que se apresenta no final do Texto 2, a forma de tratamento mais frequentemente empregada no Brasil é “você”. Porém, em situações mais formais, a hierarquia é marcada por formas de tratamento especiais. Em uma comunicação escrita, oficial, dirigida a uma autoridade do alto escalão militar, a forma de tratamento recomendada pela norma-padrão é:

Na correspondência do diretor da escola ao titular da Secretaria de Educação deve-se evitar o uso do tratamento “Digníssimo”, pois
Questão Anulada
mostrar texto associado
As expressões de tratamento são elementos importantes na redação de correspondências oficiais. Nesse sentido, assinale a opção em que se registra um uso incorreto no emprego dessas construções.