Filtrar


Questões por página:
Os microrganismos da cavidade bucal formam um biofilme (“placa dentária”) aderido à superfície dos dentes ou a outros nichos da mucosa e da língua. Se a quantidade desses microrganismos não for controlada previamente às intervenções odontológicas, o aerossol irá contaminar o campo operatório e o ambiente do consultório. Sendo assim, é imprescindível que a antissepsia seja feita previamente a toda e qualquer intervenção odontológica. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Digluconato de Clorexidina possui ação bactericida por desagregar a membrana plasmática da bactéria, provocando a perda do conteúdo celular.
( ) O Digluconato de Clorexidina age contra bactérias aeróbias facultativas e anaeróbias, gram-positivas e negativas, com exceção de fungos e leveduras.
( ) estudos comprovam que o bochecho pré cirúrgico com digluconato de clorexidina a 0,12% reduz risco de alveolite.
( ) O Digluconato de Clorexina a 0,12% é usado em endodontia como auxiliar na instrumentação e desinfecção do sistema de canais radiculares, apresentando maior substantividade e baixa tensão superficial em relação ao hipoclorito de sódio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na obturação em Endodontia quando o tratamento é bem realizado, pode haver fracasso na total eliminação bacteriana dos canais radiculares. Bactérias encontradas no canal, após o preparo químico mecânico ou a medicação intracanal, podem ter sido resistentes ou inacessíveis aos procedimentos intracanais de desinfecção. Bactérias Gram-negativas, que são muito comuns no canal infectado não tratado, geralmente são eliminadas após o preparo, seguido ou não da medicação. Existem três espécies desses bacilos anaeróbios que podem ser encontrados. Assinale a alternativa que apresenta essas 3 espécies.
A preservação do dente decíduo após agressão pulpar é um dos aspectos mais importantes na prática clínica pediátrica. Antes de indicar o tratamento, é necessário avaliar a presença de infecção, a idade do paciente, e a necessidade de manutenção do espaço no arco. A pulpotomia é uma das opções de tratamento para dentes decíduos com comprometimento pulpar, que visa manter a integridade e vitalidade da polpa radicular, onde há necessidade de manter o elemento decíduo até o período de esfoliação. Para preservar a integridade da polpa radicular mesmo em procedimentos radicais, alguns materiais e técnicas estão sendo utilizados como métodos inovadores no tratamento, exceto:
A respeito do tratamento conservador da polpa dentária, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito dos procedimentos endodônticos é CORRETO afirmar que: