Filtrar


Questões por página:
De acordo com pesquisadores da metade do século passado, um em cada quatro indivíduos apresentava algum tipo de má oclusão que requeria tratamento ortodôntico. Essa incidência tem aumentado progressivamente, alcançando índices preocupantes. Em relação à etiologia das más oclusões, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A etiologia da má oclusão é monofatorial. ( ) Características familiares não podem comprometer a morfologia dentofacial de um indivíduo. ( ) Anomalias de tamanho dentário, representadas pelas macro e microdontias podem gerar más oclusões como apinhamentos e diastemas, respectivamente. ( ) Quando se perde prematuramente um dente decíduo, ocorre o rompimento do equilíbrio dentário, propiciando a mesialização dos dentes posteriores, distalização dos anteriores e a extrusão dos antagonistas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A teoria da pressão-tensão, clássica da movimentação dentária ortodôntica, baseia-se mais na química do que em sinais elétricos como estímulo para a diferenciação celular e, consequentemente, o movimento dentário. Não há dúvidas de que mensageiros químicos são importantes na cascata de eventos que levam à remodelação do osso alveolar e ao movimento dentário.

Tais condições possuem efeitos sobre essa cascata de eventos, EXCETO:

Um conhecimento completo do crescimento e desenvolvimento craniofacial é necessário para todo cirurgião-dentista. Mesmo para aqueles que não trabalham com crianças, torna-se difícil compreender as condições observadas em adultos sem o conhecimento do processo de desenvolvimento. Além disso, os dentistas estão altamente envolvidos no desenvolvimento não só da dentadura, mas de todo o complexo dentofacial. Tendo em vista os conceitos de crescimento e desenvolvimento, assinale a alternativa CORRETA:
Todas as características abaixo podem ser encontradas em um dente portador de uma pulpite irreversível sintomática, EXCETO:
Paciente N.F.S.25 anos, sexo masculino, apresenta-se para tratamento no consultório particular. Após anamnese, exame clínico e radiográfico, verificou-se que o elemento dental 23 não respondeu aos testes de sensibilidade térmico e elétrico e apresentou resposta negativa aos testes de palpação e de percussão. Na radiografia periapical do dente, observou-se extensa área radiolúcida perirradicular.

Considerando o caso clínico descrito, avalie as afirmativas que seguem e, depois, responda conforme se pede:

I. O paramonoclorofenol canforado é indicado entre as sessões como medicação intracanal. II. A medicação intracanal de escolha após a limpeza e formatação do SCR neste caso é a pasta de hidróxido de cálcio, pois possui um pH alcalino, o que torna inviável a sobrevivência dos microrganismos no interior do canal radicular. III. O medicamento paramonoclorofenol canforado é um composto fenólico que tem uma ação antibacteriana ideal. IV. A atividade antimicrobiana do hidróxido de cálcio está relacionada à liberação de íons hidroxila (OH), oriundos de sua dissociação em ambiente aquoso.

É CORRETO apenas o que se afirma em: