Filtrar


Questões por página:
A termoquímica apoia-se sobre duas generalizações estabelecidas em termos modernos, Leis de Lavoisier e Laplace (1780): “a transferência de energia acompanhando qualquer transformação é igual e oposta à transferência de energia acompanhando o processo reverso”; e, a Lei de Hess (1840): “a variação de energia total de uma reação é a soma das entalpias de reação das etapas em que a reação pode ser dividida”. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I. Provoca-se a ebulição do etanol a 1 atm. Quando uma corrente elétrica de 0,682 A, provenientemente de uma fonte de 12 V, circula por 500 s em uma resistência imersa no líquido em ebulição, observa-se que 4,33 g de etanol são vaporizados. A entalpia de vaporização do etanol no seu ponto de ebulição é 43,5 kJ/mol. lI. A variação global de entalpia por mol de Mg é 2337 kJ/mol. A quantidade de calor que deve ser fornecida (temperatura e pressão constantes) a 1 g de magnésio sólido metálico para produzir um gás composto de íons Mg²⁺ e de elétrons é 96,1 kJ. III. O calor liberado na queima da glicina em uma bomba calorimétrica é 969,6 kJ/mol a 298,15 K. A equação química para a reação é NH₂CH₂COOH(s) + 9/4 O₂(g) → 2 CO₂ (g) + 5/2 H₂O(l) + ½ N₂(g). A entalpia de combustão é 495 kJ/mol. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
São considerados os dois principais gases causadores do Efeito Estufa:

A respeito das propriedades químicas e físicas de determinados combustíveis, julgue o próximo item.


A gasolina é uma substância orgânica que reage com o oxigênio do ar.

Gases que são produzidos por queima incompleta de combustíveis e que em altas concentrações atmosféricas podem causar a “chuva ácida” são apresentados na alternativa:

Sobre a cana de açúcar, um dos recursos naturais renováveis mais versátil e difundidos no Brasil, tem-se:

I. A sustentabilidade da produção de cana de açúcar está no fato de haver esforços no sentido de diminuir a poluição atmosférica e no desenvolvimento de novos produtos, como o bioplástico e o etanol.

II. A produção de álcool etílico a partir da cana de açúcar é totalmente sustentável, em toda a sua cadeia produtiva, contabilizando trabalhadores e latifúndios.

III. No balanço geral de CO2, pode-se considerar que o álcool etílico possui emissões zero.

IV. Nem tudo na cana de açúcar pode ser reaproveitado, o bagaço é queimado para gerar energia nas próprias usinas, a palha é depositada sobre a terra para adubála, somente a vinhaça não pode ser utilizada devido sua alta toxicidade ao meio ambiente.

Estão corretas as afirmativas: