Filtrar


Questões por página:
O protocolo para cirurgia segura foi criado com o propósito de estabelecer diretrizes para diminuir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e mortalidade cirúrgica, com o intuito de aumentar a segurança durante a execução de procedimentos cirúrgicos. Uma ferramenta fundamental nesse protocolo é a Lista de Verificação de Cirurgia Segura, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, que ajuda a garantir a adesão a procedimentos padrão e a identificação precoce de potenciais problemas durante o processo cirúrgico. Conforme a referida lista, é necessário confirmar com o paciente, antes da indução anestésica, as seguintes informações, EXCETO:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes procedimentos cirúrgicos às suas respectivas definições.
Coluna 1
1. Colecistectomia. 2. Esplenectomia. 3. Ooforectomia. 4. Histerectomia.
Coluna 2 ( ) Remoção do ovário. ( ) Remoção da vesícula biliar. ( ) Remoção do útero. ( ) Remoção do baço.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O checklist de cirurgia segura deve ser aplicado em três momentos, pela equipe cirúrgica (cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem): antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente deixar a sala de cirurgia. A confirmação verbal da identidade do paciente, do sítio cirúrgico e do procedimento será realizada:
Os cuidados pós-operatórios iniciam-se ao final da cirurgia e continuam na sala de recuperação e ao longo da internação até o período de alta. As preocupações clínicas imediatas referem-se à proteção de vias respiratórias, controle da dor, estado mental e cicatrização do ferimento. Em relação aos cuidados com as feridas cirúrgicas, assinale a alternativa incorreta.
Em relação ao checklist de cirurgia segura antes de o paciente sair da sala de operação, compete ao profissional de enfermagem confirmar verbalmente com a equipe: