Filtrar


Questões por página:
A leucemia aguda é a principal neoplasia que acomete as crianças e os adolescentes. São situações de risco de morte para o paciente, que indicam um encaminhamento rápido para atendimento emergencial, em poucas horas:
Os linfomas estão entre os três grupos de neoplasias mais frequentes na faixa etária pediátrica. Apresentam-se, normalmente, por aumento ganglionar denominado adenomegalia. Além disso, o paciente apresenta os sintomas B que são:
Grande parte da não adesão às medidas de atenção integral, por parte do homem, decorre das variáveis culturais. Os estereótipos de gênero, enraizados há séculos em nossa cultura patriarcal, potencializam práticas baseadas em crenças e valores do que é ser masculino. Neste cenário, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Quanto à classificação e o estadiamento, temos o Estádio TNM, no qual cada letra significa respectivamente:
O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos e, se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia:
Na infância e na adolescência, o câncer pode apresentar sintomas de muitas outras doenças infanto-juvenis benignas, atrasando o diagnóstico. Essa etapa da vida é uma fase de desenvolvimento, na qual as células se dividem com maior velocidade, ocorrendo tanto um rápido avanço do câncer como uma resposta melhor ao tratamento. O diagnóstico é muito importante para o sucesso do tratamento e para a obtenção da cura total. Assim, se o câncer pediátrico não é prevenível, a ênfase atual deve ser dada ao seu diagnóstico: