Questões de Concurso
Filtrar
99 Questões de concurso encontradas
Página 13 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Itambaracá - PR
Disciplina:
Educação Artística
A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.” (PCN’s, pág.53). Qual das alternativas abaixo não é produto da música?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Itambaracá - PR
Disciplina:
Educação Artística
“As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o processo criador, sobre a arte de outras culturas. Na confluência da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram autores que formularam os princípios inovadores para o ensino de artes plásticas, música, teatro e dança. Tais princípios reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para a experimentação artística como orientações que visavam o desenvolvimento do potencial criador, ou seja, eram propostas centradas na questão do desenvolvimento do aluno (PCN’s, pág.20). Esses princípios influenciaram o que se chamou de
Disciplina:
Educação Artística
Diante de estudos sobre o ensino da arte de uma concepção contemporânea, bem como a discussão da multiculturalidade no ambiente escolar, em relação às práticas em sala de aula, assinale as afirmativas a seguir.
I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.
II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.
III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.
IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.
V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.
Está correto o que se afirma em
I. O professor propõe encontros significativos com a arte e a cultura, ampliando repertórios culturais dos jovens.
II. Valorizar, sobretudo, a cultura popular, numa ênfase unilateral, não promovendo acesso à arte erudita.
III. Promover abordagem aditiva, adicionar a cultura dominante, unicamente, alguns tópicos relativos a outras culturas, como indígena e afro-brasileira.
IV. Manter a atmosfera investigadora, na sala de aula, acerca das culturas compartilhadas pelos alunos.
V. Os encontros significativos com arte, por meio de livros, espaços culturais, sites e outros locais em que se encontra arte, trazem experiência na competência de compreender o mundo da cultura contemporânea e de tempos passados.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Educação Artística
“Aprender arte envolve a ação em distintos eixos de aprendizagem: ______, ______ e ______ sobre a produção social e histórica da arte, ___________ os objetos artísticos e seus conteúdos.”
(IAVELBERG,2003.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
(IAVELBERG,2003.)
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Disciplina:
Educação Artística
Julgue o item, referentes a leitura, interpretação e crítica da arte.
Ao crítico de arte cabe realizar uma leitura crítica e pormenorizada do objeto artístico analisado, sem interferência emocional, mas por meio de um olhar técnico.