Questões de Concurso
Filtrar
                
                  155 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 3 de 31                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Guararapes - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 Segundo Iavelberg (2015), alguns autores estudam os níveis de desenvolvimento de compreensão estética da criança e do jovem, pontuando as transformações na capacidade de leitura de imagens da arte ao longo da experiência com essa prática. Um desses estudos aponta para a sequência de tais níveis a partir das categorias: Descrição; Análise; Interpretação e Julgamento.  
 
Essas categorias fazem parte da abordagem de
    Essas categorias fazem parte da abordagem de
                Concurso:
                Prefeitura de Guararapes - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 Segundo Iavelberg (2015), Ana Mae Barbosa, que organizou a Proposta Triangular, afirmou que a Proposta se apresenta como abertura à contextualização, valorização da cultura de origem e atenção ao contexto de interculturalidade próprio do país.  
 
Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
    Dessa forma, a Proposta, sua fundamentação e referências situam
                Concurso:
                Prefeitura de Guararapes - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 Para Barbosa (2022), o Modernismo antropofágico fracassou na sua função descolonizadora pela ação da ditadura nefasta do Estado Novo (1937 – 1945), mas os modernistas geraram para o ensino da Arte o duradouro Movimento de Educação Expressionista, defendido por Mário de Andrade (1893 – 1945) e Anita Malfatti (1889 – 1964).  
 
Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
    Nesse contexto, a autora aponta por parte dos primeiros modernistas, em relação ao ensino da Arte,
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 Sobre o histórico do ensino da Arte no Brasil, analise as assertivas a seguir:  
 
I. A partir da década de 1980, constitui-se o movimento “Arte-educação”, inicialmente com o objetivo de conscientizar e integrar os profissionais da área, resultando na mobilização de grupos de educadores tanto da educação formal como não formal.
II. Com ensino polivalente em Arte na década de 1970, as linguagens artísticas puderam atender pedagogicamente às suas especificidades, compondo um espaço de aprendizado amplo e aprofundado.
III. A década de 1990 e o início dos anos 2000 foram marcados por tendências educacionais no ensino brasileiro, que estabelecem as relações entre a educação estética e a educação artística dos estudantes.
 
Quais estão INCORRETAS?
    I. A partir da década de 1980, constitui-se o movimento “Arte-educação”, inicialmente com o objetivo de conscientizar e integrar os profissionais da área, resultando na mobilização de grupos de educadores tanto da educação formal como não formal.
II. Com ensino polivalente em Arte na década de 1970, as linguagens artísticas puderam atender pedagogicamente às suas especificidades, compondo um espaço de aprendizado amplo e aprofundado.
III. A década de 1990 e o início dos anos 2000 foram marcados por tendências educacionais no ensino brasileiro, que estabelecem as relações entre a educação estética e a educação artística dos estudantes.
Quais estão INCORRETAS?
                Concurso:
                Prefeitura de Porto Alegre - RS
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Artística                    
                  
                  
                
              
                 A criatividade é a habilidade de gerar, avaliar e aprimorar ideias, resultando em  soluções originais e úteis num contexto específico. Na área de Arte, ela é um elemento fundamental,  permitindo a expressão e a criação artística dos estudantes. Um dos principais meios para que a  criatividade possa ser estimulada e ampliada é através do contato e experiências com:   
    