Filtrar


Questões por página:

Exibida no Brasil em 2001, a obra La Plume (A Pluma), do artista francês Edmond Couchot, dispõe ao público uma tela de cristal líquido, na qual se vê uma pluma que pode ser movimentada pela utilização de um canudo que o visitante assopra.


Por meio do sistema, o sopro é transformado em informação que movimenta a imagem digital da tela.

Para Cristina Costa, a obra é exemplo de

Em seu texto, O que é arte, Jorge Coli aponta para as dificuldades da definição do que é arte e da impossibilidade dessa definição a partir da natureza da produção artística. Sua proposta indica que essa concepção pode ser encontrada
Segundo os PCN-Arte (1998), é importante que o professor descubra formas de comunicação com os alunos, nas quais possa evidenciar a necessidade e significação de atitudes que favoreçam o trabalho criador dos alunos e a aprendizagem significativa de conteúdos.
São atitudes necessárias para a criação e apreciação artísticas indicadas pelo documento:
“Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmoniosos. (…) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento, mas através do fazer e do reconhecimento da importância do que era feito pela criança e da observação do que ela produzia.”
(Depoimento de Augusto Rodrigues,1980, reproduzido em Fusari & Ferraz,2001)
Segundo as autoras, o depoimento de Augusto Rodrigues demonstra seu alinhamento à
Segundo os PCN-Arte (2018), na primeira metade do século XX, a disciplina Desenho era parte dos programas das escolas primárias e secundárias. Apresentada sob a forma do Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico, caracterizava-se por