Filtrar


Questões por página:

Apesar de sermos todos regidos pela mesma constituição mecânica, nos movimentamos de um modo muito particular. O homem tem essa capacidade de individualizar e personalizar seus padrões de movimento, tornando-se um ser único. Cada indivíduo forma, assim, um universo à parte, com seu próprio desenho corporal e sua história. Nosso corpo, independente de estar vinculado a fatores culturais e étnicos, tem a sua trajetória e sua carga histórica. E essas características devem ser respeitadas. Pois o modo como nos postamos e organizamos nosso corpo para o movimento é o exercício da nossa individualização, direito conquistado por nós.


O(a) autor (a) do fragmento acima citado desenvolve suas coreografias a partir de seu próprio método de ensino no qual a inclusão social é um dos pilares fundamentais.

O nome do(a) autor(a)/coreógrafo(a) citado(a) e da obra que sintetiza seu método de trabalho é, respectivamente:

A Arte Kusiwa é um sistema de representação próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.


A respeito dessa manifestação é correto afirmar:

O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.
De acordo com esta definição, conteúdos do currículo oculto incluem
No século XIX, a mentalidade positivista que se instalou no Brasil aqui encontrou inúmeros adeptos. Ela penetrou pela Filosofia Matemática, principalmente nas Escolas Politécnica e Militar, e encarnou-se na figura de Benjamin Constant, professor da escola militar, proclamado, devido aos seus serviços, pela Assembleia Constituinte, “o fundador da República”. Considerando historicamente a perspectiva positivista no Ensino da Arte, é correto afirmar que:
A cultura popular brasileira é conhecida pela diversidade inovadora de ritmos e pela influência marcante de arranjos afro-brasileiros. Junto a essas criações musicais, são também reconhecidos instrumentos, festividades e manifestações que, em sua produção, incorporam materiais locais e revivem histórias importantes para a população. Como exemplo, podese citar os maracatus recifenses que, em cortejo, percorrem a cidade em celebrações e encenam personagens comuns ao imaginário afro-brasileiro. São consideradas produções musicais especificamente brasileiras: