Filtrar


Questões por página:
Antes mesmo de fazermos a leitura de um texto em língua estrangeira já fazemos uma pré-leitura, que também exige algumas estratégias. Uma dessas estratégias de pré-leitura é a predição. Com base no conceito de predição Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Ela envolve suposições, inferências e conhecimentos prévios;
( ) Necessita que o leitor possua conhecimentos aprofundados da língua inglesa;
( ) Ela parte de gravuras, infográficos, imagens e conhecimentos gerais sobre o assunto;
( ) Se baseia na tradução literal do texto que está sendo lido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Algumas pessoas leem o primeiro e o último parágrafo usando títulos, sumários e outros organizadores na medida que leem a página ou a tela do monitor. Você pode ler o título, subtítulo, cabeçalhos e ilustrações. Considere ler somente a primeira sentença de cada parágrafo. Esta técnica é útil quando você está procurando uma informação específica em vez de ler para compreender.”
(http://www.galaor.com.br/tecnicas-de-leitura/)

Dentre as estratégias de leituras possíveis de se fazer para a compreensão de um texto em língua inglesa, assinale a alternativa que apresenta a que estratégia de leitura a citação se refere.
Para a adequada leitura de textos em língua inglesa há algumas estratégias de leitura que podem ajudar. Em relação a essas estratégias, leia a citação.

“É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço. Ele envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou ideias. Ao realizar o _______ procure verificar se o autor fez uso de organizadores no texto, como: números, letras, passos ou as palavras primeiro, segundo, próximas. Procure por palavras em negrito, itálico, tamanhos de fontes ou cores diferentes. O processo de ________ é muito útil para encontrar informações específicas de, por exemplo, um número de telefone numa lista, uma palavra num dicionário, uma data de nascimento, ou de falecimento numa biografia, um endereço ou a fonte para a resposta de uma determinada pergunta sua.”
(http://www.galaor.com.br/tecnicas-de-leitura/)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“A compartimentalização acadêmica de língua, literatura e cultura forjou uma dissociabilidade entre língua e cultura, restringindo o ensino de língua estrangeira ora ao ensino de estruturas linguísticas (perspectiva estruturalista) da língua alvo, ora ao ensino das quatro habilidades (perspectiva comunicativa), visando possibilitar o acesso à literatura e às artes, essas sim entendidas como cultura”.
(DOURADO; POSHAR,2010, p.33).

Hoje em dia sabemos que o ensino de língua estrangeira sofre influência de novas tendências, que entende que o ensino de língua inglesa deverá ser abordado por novos enfoques. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também ressalta a importância de se trabalhar com estes novos enfoques e apresenta alguns eixos importantes ao se trabalhar com o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental. Sobre esses eixos Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) o eixo dimensão cultural tem como enfoque principal a interação entre as culturas, possibilitando um melhor convívio entre os indivíduos;
( ) No eixo da oralidade, a proposta é trabalhar a escuta e a fala em língua inglesa, com perspectiva comunicativa;
( ) o eixo da leitura enfoca a produção de textos escritos e orais, com a perspectiva estruturalista;
( ) o eixo conhecimentos linguísticos tem como enfoque principal a análise e reflexão sobre as práticas de escrita, exclusivamente

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Base Nacional Comum Curricular ao trabalhar o ensino de inglês para os anos finais do ensino fundamental está dividida em eixos, unidades temáticas, objeto de conhecimentos e habilidades. Sobre esta organização assinale a alternativa correta: