Filtrar


Questões por página:
Um funcionário de manutenção predial caiu bruscamente de um andaime de cinco metros de altura. Ele sofreu traumatismo craniofacial e, no momento do atendimento médico, relatou dor no membro superior direito. Ao exame físico, foram constatados pressão arterial de 74 mmHg × 38 mmHg, frequência cardíaca de 124 bpm, com ritmo cardíaco regular sem sopros, e sangramento ativo no braço direito. Os demais dados do exame físico não apresentaram alterações significativas.

Tendo em vista a necessidade de pronto-atendimento no local do acidente, julgue o próximo item.

A primeira providência a ser tomada deve ser a estabilização manual da coluna da vítima, seguida do controle da hemorragia externa por meio da aplicação de pressão direta sobre o local. O paciente deve ser transportado em decúbito dorsal horizontal, sem elevação dos membros inferiores.
Nos traumatismos crâniencefálicos, ocorrem lesões primárias e lesões secundárias. Assinale a alternativa que não indica uma lesão secundária.
A todo paciente politraumatizado deve ser fornecido, inicialmente, oxigênio, sendo sempre avaliada a sua ventilação. São parâmetros utilizados para avaliar a ventilação, EXCETO o(a)
Após um traumatismo cranioencefálico, a paciente apresenta um desvio divergente com importante blefaroptose do OD, alterações nas demais versões, exceto em destroversão. A pupila ipsilateral encontra-se dilatada e pouco responsiva à luz. O diagnóstico correto é:
Diante de uma situação em que um paciente sofreu traumatismo craniano direto, o nervo óptico estará mais suscetível de ser lesionado na porção