Filtrar


Questões por página:
Um paciente de 40 anos de idade, lixeiro, foi picado acidentalmente por animal peçonhento no pé direito enquanto realizava as próprias atividades laborais. Trata-se de mordida de cobra peçonhenta, evoluindo com edema, calor e rubor no local da mordida com início em 10 minutos. O paciente foi encaminhado para serviço de emergência e, durante o trajeto hospitalar, iniciou com mal estar geral, sudorese fria, aumento do volume do membro afetado com edema progressivo e petéquias disseminadas.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica a conduta correta a ser adotada.

Menina de dois anos de idade sofreu acidente doméstico com água quente, deu entrada no pronto-socorro com queimaduras de segundo grau localizadas na porção dorsal do tronco e na porção dorsal das duas pernas.

Qual é a percentagem da área de superfície corporal queimada?

Em relação ao manejo do paciente vítima de inalação de fumaça, analise as seguintes alterações laboratoriais.


I. Elevação da hemoglobina, hematócrito, contagem de hemácias.

II. Grande diminuição da saturação de oxigênio pela oximetria de pulso.

III. Glicosúria, proteinúria e hematúria.

São esperadas as alterações

Em caso de intoxicação por um praguicida carbamato, o antídoto de escolha é:

Analise o quadro a seguir.


Paciente masculino,75 anos de idade, portador de multimorbidades em uso de polifarmácia, é trazido ao pronto-socorro com relato de náuseas, vômitos, visão turva com halos verde-amarelados, tontura, palpitações e respiração curta. Ao exame clínico, apresenta FC de 48 bpm, ritmo irregular, PA: 120/80 mmHg, edema de membros inferiores, nível de consciência levemente rebaixada. O ECG com infradesnivelamento acentuado de ST nas derivações com QRS predominantemente negativo. A esposa traz a lista de medicamentos de uso crônico, entre eles estão: caverdilol, digoxina, risperidona e amitriptilina.


A principal suspeita diagnóstica nesse caso é de intoxicação por: