Filtrar


Questões por página:

Paciente sexo feminino,35 anos de idade, relata ter sido picada por um escorpião há mais ou menos três horas, quando calçou um sapato em que o animal estava. Queixa de dor forte no local da picada, parestesia e sudorese local. Nega doenças pregressas. Pela foto do celular, pode-se reconhecer um T. serrulatus. Ao exame físico, nota-se um discreto edema no local da picada, sem outras alterações. Analise as opções de condutas a seguir.


I. Analgesia com dipirona.

II. Aplicação de duas ampolas de soro antiescorpiônico.

III. Observação clínica hospitalar por 6 a 12 horas.

IV. Solicitação de Rx de tórax, ECG e exames laboratoriais.

As melhores condutas no caso descrito são:

As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade, a saber: queimaduras de primeiro grau; de segundo grau (superficial e profunda); e, de terceiro grau. O sinal mais característico da queimadura de segundo grau é:
Na avaliação de uma queimadura é importante, para determinar a sua gravidade, considerar fatores como a extensão, a profundidade, a localização, a etiologia, a hora zero, entre outros. Para calcular a extensão ou a porcentagem da Superfície Corporal Total Queimada (SCTQ) existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas. Uma delas é tomar como referência a palma da mão do paciente com os dedos estendidos e juntos que representa, aproximadamente:
O trauma de coluna pode provocar a fratura de uma ou mais vértebras e lesões da medula espinhal. Quando os reflexos abdominais estão abolidos é provável que a lesão da medula ocorreu no nível de:
O traumatismo cranioencefálico pode ser definido como qualquer lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo e nos seus vasos decorrentes de um trauma externo. Sobre este tipo de trauma, é INCORRETO afirmar que