Filtrar


Questões por página:
Idosa de 78 anos foi admitida em sala de emergência com alterações clínicas como distensão abdominal, dor em região lateral direita do abdômen à palpação, icterícia, cólicas abdominais, cansaço e dificuldade para alimentar-se. Após o exame clínico, o médico apresenta suspeita de um quadro de insuficiência hepática severa e solicita, ao laboratório, exames específicos para quadros de insuficiência hepática, querendo buscar confirmação laboratorial do caso. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os exames mais indicados para o caso apresentado.
A dosagem de bilirrubinas é de grande importância para o auxílio diagnóstico de doenças hepáticas. Assim como nas demais dosagens bioquímicas, é possível realizar essa aferição através de métodos automatizados ou métodos manuais. Um dos métodos manuais utilizados para a dosagem de bilirrubinas é o método de Malloy-Evelyn, que utiliza o ácido sulfanílico na produção do seu principal reativo, que é o reativo de

Sobre as dosagens de proteínas totais e frações, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. A dosagem de proteínas totais e frações pode ser realizada para determinar o estado nutricional de pacientes e também na pesquisa de distúrbios renais e hepáticos.

II. A albumina é sintetizada pelo fígado e sua dosagem encontra-se diminuída em cerca de 10% durante os últimos meses da gestação.

III. Pacientes com mieloma múltiplo podem apresentar aumento na dosagem de proteínas.

IV. Dentre os casos onde a dosagem de proteínas está diminuída, é possível citar: hiperhidratação, cirrose, insuficiência cardíaca, leishmaniose visceral, artrite reumatoide, deficiência de cálcio, deficiência de vitamina D e hipertireoidismo.

A enzima creatinoquinase (CK) catalisa a fosforilação reversível da creatina pela adenosina trifosfato (ATP) com a formação de creatina fosfato. Essa enzima está espalhada por todo o corpo, porém com isoformas distintas. Durante o processo de miocardite, qual das isoformas estão alteradas?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os valores desejáveis de colesterol total, LDL-C, HDL-C e triglicerídeos, para o controle das dislipidemias em adultos, são, respectivamente: