Filtrar


Questões por página:
Termo “animais sinantrópicos” é usado para se referir às espécies que se adaptaram a viver junto com o ser humano, a despeito de nossa vontade, como é o caso de pombos, ratos, baratas, pulgas, escorpiões, dentre outros. Alguns animais sinantrópicos podem transmitir doenças e causar danos à saúde de seres humanos e outros animais. A partir da leitura desta afirmativa, analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA:
Leia e analise as afirmativas a seguir sobre a doença de Chagas:

I- A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da aplicação de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.

II- Os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo. O seu ciclo de vida é composto pelos estágios de ovo, ninfa (cinco estádios ninfais) e adulto. Tanto as ninfas como os adultos, de ambos os sexos, alimentam-se de sangue e, portanto, se infectados, podem transmitir o T. cruzi.

III- Não é possível a ocorrência de casos e surtos por transmissão oral pela ingestão de alimentos contaminados (caldo de cana, açaí, entre outros), vetorial domiciliar sem colonização e vetorial extradomiciliar.

IV- Não acontece a transmissão por transfusão de sangue ou por transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios.

Após leitura e análise, é CORRETO o que se afirma em:
Sobre leishmaniose, leia as afirmativas a seguir e assinale a CORRETA:
No tocante às ações de vigilância e controle do Aedes aegypti, analise as afirmativas a seguir:

I- O mosquito Aedes aegypti está presente atualmente na maioria dos municípios brasileiros, em muitos deles, apresentando altos níveis de infestação nos períodos de temperaturas mais elevadas e chuvas. A possibilidade de transmissão dos arbovírus dengue, zika e chikungunya e o risco de urbanização da febre amarela tornam necessária sua vigilância rotineira e controle em determinadas situações.

II- A vigilância entomológica de Aedes aegypti compreende atividades realizadas para o monitoramento de sua presença e algumas características que descrevem aquela população de vetores, como que níveis de infestação (quantidades) são encontrados na localidade monitorada ou que tipos de criadouro predominam.

III- A visita domiciliar feita pelo ACE e pelo supervisor é realizada para ações de educação em saúde e mobilização social, inspeção para busca e controle de criadouros por meio de tratamento mecânico, biológico ou químico, além de monitoramento da resistência aos inseticidas e vigilância entomológica por meio de armadilhas ou levantamentos. A visita e as atividades realizadas devem ser registradas em formulários próprios.

Após análise, é CORRETO o que se afirma em:

Leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


A malária grave caracteriza-se por um ou mais desses sinais e sintomas:


( ) prostração.

( ) alteração da consciência.

( ) hipoventilação.

( ) hipotensão arterial ou choque


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: