Filtrar


Questões por página:
Para a Estratégia Saúde da Família – ESF, a visita domiciliar é uma tecnologia de interação no cuidado à saúde, sendo de fundamental importância quando adotada pela equipe no conhecimento das condições de vida e saúde das famílias sob sua responsabilidade. São considerados objetivos da visita domiciliar, EXCETO:
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem por objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo, por intermédio de uma rede informatizada para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória. Qual dos agravos a seguir deve ser comunicado em até 24 horas?
Para incorporar um agravo ou doença à lista de notificação compulsória é necessário considerar alguns aspectos, como características que possam apresentar riscos à saúde pública: potencial para surto ou epidemia; doença ou agravo de causa desconhecida; alteração no padrão clínico-epidemiológico das doenças conhecidas, tendo em vista o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade da população. São doenças de notificação compulsória IMEDIATA a serem notificadas ao Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, EXCETO:
A manutenção da saúde bucal demanda alguns cuidados básicos de higiene, como a escovação, o uso de fio dental e a visita regular ao dentista. Sobre os hábitos necessários para uma saúde bucal plena, assinale a afirmativa correta.
Identificar crianças com a saúde em risco é uma atividade que auxilia o Ministério da Saúde a estabelecer critérios para a priorização no atendimento, a alocação apropriada de recursos, o planejamento para possíveis emergências e a promoção da ética e equidade na saúde pública. São fatores considerados de risco em relação à criança pelo Ministério da Saúde, EXCETO: