Filtrar


Questões por página:
A hanseníase e a tuberculose frequentemente atravessam períodos subclínicos extensos, nos quais o indivíduo pode não apresentar sintomas evidentes, mas ainda representar risco à saúde pública. Sobre a prevenção e controle dessas doenças, analise as afirmativas a seguir.

I. O rastreamento de contactantes domiciliares e sociais de indivíduos diagnosticados com hanseníase ou tuberculose é uma estratégia essencial para a prevenção secundária e o controle da transmissão.
II. O tratamento preventivo na hanseníase consiste exclusivamente na administração de vacina BCG em contactantes, dispensando a necessidade de outras medidas de vigilância.
III. A baciloscopia para hanseníase e o teste tuberculínico para tuberculose são métodos exclusivos para diagnosticar as formas ativas dessas doenças, sem utilidade no rastreamento de casos latentes ou paucibacilares.

Está correto o que se afirma em:
"A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes."(Fonte: gov.br/saude). O que o Agente Comunitário de Saúde precisa saber sobre a doença da dengue para atender o paciente?
Apenas não se pode afirmar sobre a "Diabetes Mellitus":
"As principais características clínicas da infecção por chikungunya são edema e dor articular incapacitante. Também podem ocorrer manifestações extra articulares. Os casos graves de chikungunya podem demandar internação hospitalar e evoluir para óbito." (Fonte: saúde.gov/saude). A doença pode evoluir nas seguintes fases, exceto:

Se durante uma Visita Domiciliar você, como ACS, constata ou é informado que há uma criança com diarreia, você deve buscar saber:


l- Há quantos dias está com diarreia e o número de vezes ao dia de evacuação.


II- Se há presença de sangue nas fezes.


III- Se também está com febre, vômito e há quantos dias.


IV- Se a família utiliza água tratada, se tem acesso a esgotamento sanitário.


Estão corretas: