Filtrar


Questões por página:

Em um estudo, foi determinada a incidência de um certo agravo em uma população exposta a um risco e em uma população não exposta a esse risco. A incidência encontrada na população exposta ao risco foi de 30 novos casos por 1.000 habitantes em 1 ano; já a incidência na população não exposta foi de 20 novos casos por 1.000 habitantes em 1 ano.

O risco relativo de contrair o agravo na população exposta ao risco, em relação ao da não exposta, é de

Um médico do trabalho de uma empresa suspeitou que um grupo de trabalhadores que tinha contato com uma determinada substância estava sendo acometido por um agravo à saúde menos observado em outro grupo que trabalhava no mesmo local, mas sem ter contato com a tal substância. Para auxiliá-lo a estabelecer o nexo entre o agravo e o contato com a substância, o médico resolveu fazer um estudo epidemiológico.

Para estabelecer o nexo e fazer a análise das incidências nesses dois grupos (expostos e não expostos), o médico deverá optar pelo desenho de estudo denominado
A Saúde do Trabalhador, área do conhecimento técnico-científico, tem como uma de suas premissas básicas a(o)

No campo da Saúde do Trabalhador, a epidemiologia tem exercido um papel fundamental na identificação e no controle dos fatores de risco. Ela oferece, por meio de medidas, as bases para a estimativa de diagnósticos populacionais e a identificação de necessidades de intervenção ou ações coletivas. Dentre as medidas utilizadas, inclui-se a

mostrar texto associado
Do ponto de vista epidemiológico, a exposição ao benzeno está relacionada a leucemia mieloblástica aguda e a leucemia linfoblástica crônica.