Filtrar


Questões por página:

Há estados patológicos que contra-indicam seriamente a permanência da pessoa no trabalho em turnos, especialmente se há necessidade de trabalho noturno. São exemplos desses estados patológicos:

Analista de processos judiciais fez parte de pesquisa conduzida pelo departamento médico sobre percepção acerca de exposição a fatores psicossociais no trabalho com uso de questionário específico do Modelo Demanda-Controle, proposto por Robert Karasek. O enquadramento das atividades do analista como sendo uma função de alta exigência indica
Na sociologia do trabalho, Marx empregou o conceito de mais-valia que é a diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista. A mais-valia relativa é decorrente da contração do tempo de trabalho necessário e da correspondente alteração na relação quantitativa entre ambas as partes componentes da jornada de trabalho. É um exemplo de mais-valia relativa:
O objetivo de um estudo era avaliar a associação do trabalho em galvânica com a ocorrência de perfuração de septo nasal. Foram levantados os casos atendidos de 2000 a 2005 do Serviço de otorrinolaringologia de um determinado Hospital com o diagnóstico de perfuração de septo nasal. Para comparação levantou-se os atendimentos ocorridos no mesmo período com diagnósticos de outras doenças otorrinolaringológicas que não fossem a perfuração de septo nasal. Nestes dois grupos foi aplicado questionário levantando a informação sobre trabalho em galvanoplastia. Este tipo de estudo é chamado de
O trabalho em turno está associado a distúrbios do ciclo vigília-sono. Com relação aos fatores que interferem na adaptação do trabalhador ao trabalho em turno, é correto afirmar: