Filtrar


Questões por página:
Segundo o Boletim Epidemiológico nº 50 da Secretaria de Vigilância em Saúde, no Paraná, dos 19 municípios que tiveram casos de sarampo,6 não atingiram a meta de 95% de cobertura vacinal da tríplice viral. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A faixa etária prioritária para a realização do bloqueio vacinal é a de 6 meses a 39 anos de idade. Porém, a redução ou aumento da idade para a realização do bloqueio vacinal deverá ser avaliada, de acordo com a situação epidemiológica local. II. Por se tratar de uma doença extremamente contagiosa é necessário estar atento ao modo e período de transmissibilidade, o sarampo é transmitido de pessoa a pessoa por meio de gotículas. A pessoa contaminada transmite quando está com febre e após o aparecimento do exantema. III. O diagnóstico diferencial pode ser feito com base no quadro clínico. Em geral inicia seus pródromos em criança com a presença de exantema é róseo, discreto e, excepcionalmente, confluente, com máxima intensidade no segundo dia, desaparecendo até o sexto dia, sem descamação. Há presença de linfoadenopatia, principalmente retroauricular e occipital IV. Para confirmação do diagnóstico pode ser realizada detecção de anticorpos pelo método ELISA anticorpos específicos da classe IgG, que surgem na fase aguda da doença desde os primeiros dias após o exantema. V. No quadro clínico, o principal sintoma diferencial do sarampo em relação à outras doenças exantemáticas são as manchas de Koplik, caracterizadas por pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema. VI. A identificação viral do vírus do sarampo pode ser verificada na urina, nas secreções nasofaríngeas, no sangue, no líquor cérebro-espinhal ou em tecidos do corpo e o tratamento ocorre a partir desse exame com antibioticoterapia adequada para o sistema identificado.
A prevalência de tabagismo no Brasil diminuiu substancialmente entre os adultos acima de 18 anos de idade, porém o tabaco é um fator de risco para muitas das doenças que são as principais causa de morte. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O tabagismo pode ser associado a complicações do diabetes, por meio de processos metabólicos, incluindo a homeostase da glicose, hiperinsulinemia e resistência à insulina. II. A dependência da nicotina é considerada psicológica, pelo fato de o cigarro ser responsável pela sensação de ter no cigarro um apoio ou mecanismo de adaptação para lidar com situações de estresse, sentimentos de solidão, frustração, entre outros. III. O aconselhamento para a cessação do tabagismo deve ocorrer por meio de grupos de apoio, visto a baixa adesão as orientações passadas em consulta individual ou pelos demais profissionais de saúde.
A mortalidade infantil é um bom indicador para medir a qualidade da saúde prestada à população, considerado por muitos um indicador social. Assinale a alternativa correta em relação a este indicador.
As crianças com o esquema de vacinação inferior ao esperado pelo Ministério da Saúde é um problema de saúde comum, isto pode ocorrer pela ausência de qualquer imunobiológico ou inadequação na administração das doses. Este problema promove a suscetibilidade no surgimento ou ressurgimento de doenças imunopreviníveis. A busca ativa de faltosos na sala de vacina tem por objetivo
A violência é um agravo de saúde de notificação compulsória para os profissionais da saúde, sendo necessário reconhecê-las. Relacione as formas de violência com sua respectiva definição e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1. Violência física. 2. Violência psicológica. 3. Violência patrimonial. 4. Violência sexual. ( ) Entende-se por toda e qualquer ação onde uma pessoa se sinta constrangida por alguém, a constranja a presenciar, a manter ou a participar de conjunção carnal não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivo. ( ) Entende-se como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. ( ) Entende-se como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação. ( ) Entende-se como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal.