Filtrar


Questões por página:
No campo da saúde, a vigilância relaciona-se às atividades de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças e agravos. Para tanto, ela articula diferentes temáticas e áreas do conhecimento, no sentido de fortalecer a integração entre as áreas que a compõem: epidemiológica, ambiental, sanitária e de saúde do trabalhador.
Com relação à Vigilância em Saúde, assinale a alternativa correta.
As informações referentes aos agentes biológicos epidemiologicamente mais frequentes podem ser obtidas:

I.No serviço médico de atendimento aos trabalhadores ou Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho − SESMT.
II.Nas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar.
III.A partir dos dados ou registros de atendimento (Serviço de Assistência Médica e Estatística, prontuários).

É CORRETO o que se afirma em:
Acerca dos indicadores epidemiológicos que é mais utilizado para medir o risco de adoecimento em uma população ao longo de um determinado período, marque a alternativa CORRETA:
No âmbito da epidemiologia e da prevenção em saúde, o enfermeiro desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da comunidade. Sobre a atuação do enfermeiro nessas áreas, analise as afirmativas a seguir.

I. É um agente crucial na coleta e análise de dados epidemiológicos, contribuindo para a identificação de surtos e planejamento de intervenções de saúde.
II. Não deve se envolver na coleta de dados epidemiológicos, uma vez que essa atividade é exclusiva dos médicos.
III. A sua atuação na prevenção primária inclui a participação em campanhas de conscientização sobre hábitos saudáveis.
IV. Atua na prevenção terciária estabelecendo detecção precoce de doenças, como o diabetes e a hipertensão.
V. Atua na prevenção secundária, o que inclui medidas como vacinação e educação em saúde, visando evitar o surgimento de doenças.
VI. A realização de exames de rastreamento, como o de glicemia e pressão arterial, é uma prática comum do enfermeiro na prevenção secundária.

Está correto o que se afirma apenas em
A ocorrência de infecções relacionadas à assistência da saúde (IRAS) tem aumentado em vários serviços de saúde. Portanto, o controle e a prevenção destas infecções são de responsabilidade individual e coletiva. Cabe aos profissionais assumirem uma postura ética e adotarem condutas mais eficazes para melhoria dos atuais índices de IRAS encontrados em todo o país. Sobre a classificação das IRAS em relação ao sítio ou área afetada, assinalar a alternativa CORRETA.