Filtrar


Questões por página:
A vigilância a saúde é um dos paradigmas da atual saúde pública que visa atender aos princípios e diretrizes do SUS em defesa da vida. As atividades listadas a seguir são da competência da Vigilância Sanitária, EXCETO:
A integralidade da assistência é definida como:
Assinale a opção que NÃO está correta em relação aos conceitos epidemiológicos.
Algumas medidas de vigilância epidemiológica são mais conhecidas pelos profissionais devido à frequência com que são recomendadas e executadas, o que se explica pelo fato de, atualmente, as ações de vigilância epidemiológica estarem centradas no controle e prevenção de doenças transmissíveis. Avalie se as medidas de precaução em relação à transmissão de doenças podem incluir:
I. Vacinação de bloqueio - é a intensificação da administração de uma vacina, visando a impedir a transmissão de uma doença de um indivíduo doente para aqueles que com ele convivem em espaço restrito, como no trabalho, escola, creche ou quartéis. II. Intensificação de vacina - é uma estratégia utilizada para aumentar o número de pessoas protegidas contra uma doença. Para tanto, podem ser modificados os critérios normalmente utilizados para a aplicação da vacina, aumentando-se o número de doses ou a faixa etária da população-alvo. III. Indicação de restrição de circulação - o objetivo não é isolar o cliente, mas sim garantir que outras pessoas de seu convívio não corram o risco de contrair a doença por ainda não estarem protegidas. IV. Quimioprofilaxia – algumas vezes, o uso de vacinas para prevenir a transmissão de determinada doença não está disponível ou recomendado - casos em que são utilizados medicamentos para diminuir o risco de transmissão.
Estão corretas:
Para que a vigilância epidemiológica possa propor ações de prevenção e controle a partir do estudo do comportamento das doenças e agravos à população é importante o seguinte procedimento: