Filtrar


Questões por página:
A prevenção e o controle das infecções estão relacionados aos diferentes elementos e fatores no elo da cadeia epidemiológica de transmissão, em que agentes virais, fungos, parasitas e bactérias poderão interagir com o hospedeiro suscetível e o meio ambiente, resultando em um processo de colonização ou infecção. Em relação a medidas de precaução e isolamento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) São doenças que requerem precaução por gotículas: caxumba, coqueluche, influenza, meningite e rubéola. ( ) Em precauções para aerossóis, o profissional deverá utilizar máscara N95 no contato com o paciente em isolamento. Durante o transporte, o paciente também deverá utilizar máscara N95.
( ) A precaução padrão deverá ser utilizada quando existir o risco de contato com sangue, secreções e excreções, com exceção do suor, sem considerar a presença ou não de sangue visível.
( ) Na precaução de contato, quando o avental for descartável, deve-se desprezá-lo no lixo; se o avental for de tecido ou impermeável, poderá ser reutilizado a cada turno.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Comportamento das doenças numa população exposta ao adoecimento, cujos índices permitem conhecer que doenças existem habitualmente na área, no período e na população estudada (prevalência), e quais os novos casos das doenças na mesma área, período e população (incidência)”. O excerto destacado diz respeito à noção de:
O modelo assistencial capaz de reverter a lógica de atender somente as doenças, pois visa à articulação entre as ações preventivas e curativas, de caráter individual e de alcance coletivo, e ao reconhecimento das dimensões biológica, ambiental e social dos problemas de saúde é denominado:
“Sistema lançado em 2020 para receber notificações de Síndrome Gripal (SG) suspeita e confirmada de Covid-19 no Brasil. Trata-se de um sistema online com infraestrutura de alta performance, a fim de garantir agilidade no processo de notificação. Por ser online, possibilita que todos os níveis de gestão, profissionais e unidades de saúde tenham acesso em tempo real às notificações realizadas”. Esse sistema denominase:
A notificação compulsória deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, como por exemplo o/a: