Filtrar


Questões por página:
Os equinos apresentam o anisognatismo, hipsodontia e elodontia como particularidades de cabeça e dentição, que diferenciam o tratamento dentário na espécie. As pontas dentárias nos dentes pré-molares e molares são uma das principais alterações orais e podem causar lacerações na língua e bochechas. Para diminuir tais transtornos, realiza-se o desgaste dentário de quais faces dentárias?

Dadas as afirmativas sobre a cunha de Lungwitz como ferramenta para diagnóstico de claudicação em equinos,


I. Pode ser confeccionada com uma peça longitudinal ou rampa de madeira com ângulo de 90º.

II. Utiliza-se a cunha para aumentar a tensão sobre o Tendão Flexor Digital Superficial.

III. É utilizada para aumentar a pressão sobre os talões do casco e bursa troclear, auxiliando nos diagnósticos nessa região.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Qual das etiopatogenias da síndrome cólica equina apresenta tratamento clínico, podendo evoluir ao cirúrgico?

A espécie equina tem a menor taxa de fertilidade entre as espécies domésticas, associada aos vários aspectos singulares da endocrinologia da reprodução. Um dos problemas reprodutivos que são encaminhados para a cirurgia são os tumores de células de granulosa, que normalmente depreciam reprodutivamente as éguas. Dadas as afirmativas sobre à neoplasia,


I. As características mais comuns no comportamento da égua afetada são: anestro prolongado, ninfomania e, comportamento similar ao macho. Além disso, apresentam ovário grande à palpação retal, com perda da sua anatomia normal.

II. O tratamento de eleição é a ovariectomia, com abordagens pela fossa paralombar.

III. A remoção do ovário afetado promove a volta da ciclicidade em 2 a 8 semanas nas éguas.


verifica-se que está(ão) correta(s)

A avaliação do potro imediatamente após o parto é fundamental para se verificar a sua vitalidade. Sobre os recursos e parâmetros disponíveis, é correto afirmar: