Filtrar


Questões por página:
Com relação aos modos tradicionais de operação de um switch para um cenário, assinale a alternativa correta.

A Internet é uma rede constituída de várias redes menores interligadas por diversos roteadores e switches. Cada roteador e cada host (computador pessoal, dispositivos móveis etc.) é identificado na Internet através de um endereço IP. Dessa forma, para transmitir uma mensagem entre um host A e um host B, um pacote IP é criado e transmitido entre os diversos roteadores até o seu destino. Uma forma de monitorar e obter informações sobre os roteadores no caminho entre um host A e um host B na Internet é através da ferramenta traceroute (sistemas Unix) ou tracecert (Windows), as quais enviam 3 pacotes IP e recebem de volta 3 pacotes IP/ICMP de cada roteador no caminho entre A e B. Considere a figura a seguir, obtida através da execução do programa traceroute, a qual ilustra as informações de endereços IPs e nomes de roteadores num caminho entre um host com endereço IP 192.168.0.1 e um host com endereço IP 200.17.114.38.

Dadas as afirmativas com base na figura,

I. O endereço IP do host de destino é 192.168.0.1, e o de fonte é 200.17.114.38.

II. No salto 5, houve balanceamento de carga realizado pelo roteador do salto 4 ou mesmo uma mudança de rota.

III. Não foi possível obter um resultado nas buscas DNS reversas dos saltos 5,6,7,8,13 e 16.

IV. As amostras de tempo em cada salto, representados em milissegundos (ms), correspondem ao intervalo de tempo entre o pacote IP ser transmitido do host A até o host B e retornar do host B até o host A (RTT).

verifica-se que estão corretas apenas

A Internet é constituída de um conjunto de diferentes redes de computadores chamadas Sistemas Autônomos (ASs). Para determinar a rota que um datagrama deverá percorrer entre um ponto A e um ponto B na Internet, são amplamente utilizados os algoritmos de roteamento BGP (Border Gateway Protocol), OSPF (Open Shortest Path First) e RIP (Routing Information Protocol).

Nesse contexto, dadas as afirmativas,

I. Tabelas de roteamento RIP são gerenciadas na camada de aplicação pelo processo routed em sistemas Unix.

II. O protocolo BGP é um protocolo intra-AS, ao passo que os protocolos RIP e OSPF são protocolos inter-AS.

III. Os protocolos BGP e RIP utilizam o algoritmo Vetor-Distância para determinar os custos das rotas, ao passo que o protocolo OSPF, utiliza o algoritmo de Dijkstra.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Em switches gerenciáveis, é possível configurar a subdivisão da rede em VLAN’s (Redes Virtuais). Sobre a implementação desse procedimento, dadas as afirmativas,

I. É possível que uma porta do switch assuma mais de uma VLAN TAGGED.

II. Se dois computadores estão em VLAN’s diferentes no mesmo switch, estão mutuamente inacessíveis, a menos que um equipamento externo forneça roteamento entre essas VLAN’s.

III. Quando uma porta no switch é marcada como “TAGGED”, obrigatoriamente, é desmarcada como “UNTAGGED”.

IV. Para propagar as VLAN’s nos demais switches, as portas de comunicação entre switches deverão receber as TAG’s dessas VLAN’s, criando assim, as portas TRUNK.

verifica-se que estão corretas apenas

Em redes coorporativas de médio e grande porte, a exemplo dos campi universitários, como é possível que switches conectados em topologias do tipo anel não causem loops na rede?