Filtrar


Questões por página:
Em relação às causas mais prováveis de artefatos no estudo de cintilografia de perfusão miocárdica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Bloqueio de Ramo Esquerdo.2. Paciente masculino/atenuação do diafragma.3. Paciente com mamas volumosas.
Coluna 2 ( ) Hipocaptação na parede anterior do ventrículo esquerdo. ( ) Hipocaptação na parede inferior do ventrículo esquerdo. ( ) Hipocaptação na parede antero-septal do ventrículo esquerdo. ( ) Hipocaptação artefatual pode melhorar com posicionamento em prona.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Paciente Y.Y.Z,18 anos, sexo feminino, foi admitida na emergência após um acidente de trânsito. A radiografia de tórax apresentou duas fraturas costais, da nona e da décima costela, do lado direito. No entanto, uma radiografia da coluna dorsal evidenciou fraturas no corpo vertebral e processo espinhoso de T5 e T6, causadas pela pressão do cinto de segurança. Para esse exame da coluna dorsal, é correto utilizar a incidência:
Em uma radiografia de tórax, incidência posteroanterior (PA), o técnico deve posicionar o paciente com a face peitoral em contato com o receptor, ombros abaixados, mãos na cintura e cotovelos rodados para frente. A exposição dos raios X deve ser feita com o paciente em apneia, após a segunda inspiração profunda e completa. O posicionamento dos cotovelos rodados para frente tem por objetivo:
Os exames radiográficos da coluna lombar desempenham um papel fundamental na avaliação de lesões, deformidades e condições patológicas nessa região. Uma dessas lesões é a espondilolistese, condição clínica em que uma vértebra desliza para a frente em relação à vértebra subjacente. Isso pode ocorrer devido a fratura, defeito congênito ou degeneração das estruturas articulares da coluna. Para visualizar a condição clínica comentada, utiliza-se a incidência:
O processamento químico tem por objetivo converter a imagem latente em imagem visível. Para isso, são utilizadas soluções químicas que interagem com os cristais haletos de prata, presentes na película radiográfica. Na primeira etapa, quando os cristais têm suas ligações químicas quebradas pela ação dos raios X, íons Ag+ são produzidos e os químicos do revelador reduzem esses íons, transformando-os em prata metálica enegrecida. Na segunda etapa, pode-se afirmar que o clareamento da película: