Filtrar


Questões por página:
O processamento químico converte a imagem latente em imagem visível no filme radiográfico. Na etapa de revelação, a solução química enegrece os cristais ionizados pelos raios X. Na etapa de fixação, a solução química remove os cristais não sensibilizados, clareando a película. Após lavagem e secagem, a radiografia já está pronta para manuseio. Sobre a composição das soluções químicas, o agente redutor:
Radiografias permitem observar apenas duas dimensões em uma mesma imagem. Nas projeções frontais (AP ou PA), visualizam-se altura e largura, mas não a profundidade. Nas projeções laterais, observam-se apenas profundidade e altura. Ao radiografar um joelho esquerdo em perfil, com a porção externa em contato com o receptor, a incidência do raio central deve ser:
A maioria das radiografias é realizada com o raio central (RC) perpendicular, ou seja, formando ângulo de 90° com o receptor de imagem. Toda incidência com angulação diferente é chamada de axial. É assim com a incidência AP axial de cervical, cujo raio central recebe uma angulação de 10° a 15º cefálicos. Na incidência de Ferguson, o raio central recebe angulação cefálica de 25° a 30° para mostrar especificamente a articulação:
No atendimento a pacientes politraumatizados, o primeiro passo é descartar a possibilidade de lesão cervical, trauma que pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso. Nessa situação, exames de imagem podem ser feitos no próprio leito, favorecendo uma avaliação detalhada do caso. Para descartar lesões nos nervos cervicais, incidências oblíquas são solicitadas por mostrarem:
O paciente Y.S.F,21 anos, foi admitido na emergência devido a um acidente no treino de jiu-jitsu. No exame clínico, o médico identificou uma luxação do ombro, com deslocamento anterior da cabeça umeral, causado pela tração excessiva do antebraço.
No pedido médico, foi solicitada uma incidência APapical oblíqua axial, comumente utilizada para identificar: