Filtrar


Questões por página:
O populismo, fenômeno amplamente analisado por sociólogos, cientistas políticos e economistas, mereceu, nos últimos anos, a atenção dos historiadores brasileiros. Especial interesse foi demonstrado pelo estudo do varguismo, sobretudo o denominado “primeiro período” – anos 30 e o Estado Novo. O objetivo deste texto é refletir sobre as razões que levaram os historiadores a se debruçarem sobre essa fase da história do Brasil, explorando temas relacionados ao Estado Novo e os resultados mais significativos das pesquisas realizadas sobre o assunto a partir de 1980. Tais estudos têm inclusive possibilitando uma revisão de tipo conceitual sobre a experiência estadonovista. (Maria Helena Rolim Capelato, Estado Novo: novas histórias. Em: Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva)
“Sobre as razões que levaram os historiadores a se debruçarem sobre essa fase da história do Brasil”, Capelato aponta que

Leia o texto.


A comoção gerada pela notícia do Plano Cohen e o consequente medo do “perigo vermelho” serviram de pretexto para Vargas decretar a dissolução do Congresso Nacional, em 10 de novembro de 1937. O presidente outorgou uma nova Constituição [...]


(Patrícia Ramos Braick, Estudar história:

das origens do homem à era digital)


É correto afirmar que a Constituição de 1937

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão


O cartaz foi produzido e apresentado no contexto

Questão Anulada
Com o fim da ditadura getulista, teve início no país a denominada redemocratização brasileira, marcada pela eleição do general Gaspar Dutra e pela promulgação da Constituição de 1946. No governo Dutra, o Partido Comunista teve seu registro cassado e seus parlamentares perderam o mandato. Com relação a esse período, que se seguiu ao denominado período do Estado Novo, é correto afirma:
Em 1942, durante o regime do Estado Novo instaurado por Getúlio Vargas, o Brasil declarou guerra ao Eixo e criou uma força militar enviada para a frente de batalha na Itália, a partir de 1944. A força brasileira que lutou durante a Segunda Guerra Mundial recebeu o nome de: