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Um professor de Geografia deseja trabalhar em sala de aula o conceito de escala cartográfica de forma prática e significativa. Para isso, ele propõe a seguinte atividade: os alunos deverão criar um mapa de sua sala de aula, utilizando uma escala de 1:50. Considerando os desafios e possibilidades dessa atividade, analise as afirmativas a seguir:
I. A atividade permite que os alunos compreendam a relação entre a representação cartográfica e a realidade, além de desenvolver habilidades de medição e cálculo;
II. A escolha da escala 1:50 é adequada para representar os detalhes da sala de aula, permitindo uma visualização clara dos elementos presentes no espaço;
III. A atividade pode ser complementada com a utilização de diferentes tipos de projeções cartográficas, para que os alunos compreendam as distorções que podem ocorrer na representação da Terra.

Assinale a alternativa correta.
No que diz respeito à cartografia, julgue o item a seguir.

Uma área desmatada de 500 hectares corresponderá a uma área de 5 cm2 em um mapa temático na escala de 1:100.000.

Acerca de zoneamento ambiental e de outros assuntos relacionados a informações geográficas, julgue o item que se segue.


Considere que a distância entre os pontos A e B de um mapa que está na escala de 1:10.000 seja de 2 cm. Nessa situação, é de 2 km a distância, no terreno real, entre os pontos correspondentes aos pontos A e B do mapa.

Acerca de aspectos pertinentes à cartografia e suas aplicações no ensino da geografia, julgue o item a seguir.


Se a distância entre duas cidades é de 700 km, então sua distância representativa, em um mapa na escala de 1:28.000.000, é de 2,5 cm.

Um grupo de pesquisadores do IBGE foi convidado para mapear um trajeto que, em um mapa de escala cartográfica 1: 300.000, mede 3 cm. A distância real do trajeto é de: