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Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de sacos de solo-cimento são constituídos por camadas formadas por sacos de poliéster ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume).

II. Sendo um muro de peso, os muros de solo-pneus estão limitados a alturas inferiores a 5 metros e à disponibilidade de espaço para a construção de uma base com largura superior a 90% da altura do muro. No entanto, deve-se ressaltar que o muro de solo-pneus é uma estrutura rígida e, portanto, as deformações horizontais e verticais são desprezíveis. Assim sendo, não se recomenda a construção de muros de solopneus para contenção de terrenos que sirvam de suporte a obras civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.

III. Os muros em fogueira (também conhecidos como “crib walls”) são estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado, madeira ou aço, que são montados no local da obra, em forma de “fogueiras” justapostas e interligadas longitudinalmente, cujo espaço interno é preenchido com material granular graúdo. São estruturas capazes de se acomodarem a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade.

Marque a alternativa CORRETA:
A figura a seguir ilustra um muro de altura h, construído para conter um solo de peso específico ϒ e coeficiente de empuxo K, cujos valores são mostrados na figura.
Imagem associada para resolução da questão

O valor do empuxo de terra E nessa estrutura, por metro linear de extensão do muro, vale:
Um muro de contenção possui altura H=6,00m. O relatório de sondagem apresentou um solo homogêneo com peso específico de 18KN/m³ e um coeficiente de empuxo ativo de 0,55. Calcule o empuxo ativo atuante na estrutura de contenção e assinale a alternativa correta.
Segundo a ABNT NBR 11682:2009, as estruturas de contenção podem ser de diversos tipos. Aqueles que formam uma estrutura monolítica, cuja estabilidade é garantida através do peso próprio da estrutura e podem ser de concreto simples, concreto ciclópico, gabiões, alvenaria de pedra argamassada ou de pedra seca, tijolos ou elementos especiais são os:
Segundo as Especificações Gerais do DNIT, “o corte é um segmento da rodovia cuja implantação requer escavação do material constituinte do terreno natural, ao longo do eixo e no interior dos limites das secções do projeto, que definem o corpo estradal”.
No que diz respeito à escavação de materiais de primeira categoria, assinale a proposição FALSA.