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O conto “A hora e a vez de Augusto Matraga” do livro Sagarana (1984), de João Guimarães Rosa, apresenta uma transformação existencial que está associada à:

[...] Ela veio de longe, do São Francisco. Um dia, tomou caminho, entrou na boca aberta do Pará, e pegou a subir. Cada ano ameaçava um punhado de léguas, mais perto, mais perto, pertinho, fazendo medo no povo, porque era sezão brava – “da tremedeira que não desmontava” – matando muita gente” [...].


Em que conto de Sagarana, de Guimarães Rosa, o tema da malária está presente?.

“ [...] Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;

Serenais, verdes mares, e alisais docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. [...].

Considerando o excerto de Iracema (1865), de José de Alencar, é correto afirmar.

Sobre o romance Dom Casmurro (1865), obra produzida por Machado de Assis, pode-se afirmar que o narrador-personagem, Bento Santiago, expressa o desejo de:

Com relação à obra Sagarana, de Guimarães Rosa, leia as afirmações e assinale a alternativa correta.


I. A tendência regionalista assume caráter de experiência estética universal, fundindo o real e o mítico.

II. A invenção linguística é parte de estudos e levantamento minucioso da língua portuguesa.

III. O sertão é redimensionado para além da geografia, ainda que dele se extraia a matéria-prima.

IV. O pitoresco e o realismo exótico ganham força pela revisão da tradição ficcional inaugurada pela obra.