Filtrar
5 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 1
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os registros em braille podem ser feitos tanto manualmente quanto com o auxílio de uma máquina de escrever. Considerando a utilização de uma máquina de escrever em braille, analise as afirmações abaixo e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas(F).
I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.
As assertivas são, respectivamente,
I. Tomando por referência a tecla central, as três teclas de cada lado dessa representam os seis pontos que constituem o alfabeto braille.
II. Entre as 9 teclas que existem na máquina, temos uma tecla de espaço, uma tecla de retrocesso e uma tecla de avanço de linha.
III. A tecla central serve para retornar ao ponto inicial de cada linha.
As assertivas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Na reglete, escreve-se o braille da ____________ para a ____________, na sequência normal de letras ou símbolos, invertendo-se, então, a numeração dos pontos. A leitura é feita normalmente da ____________ para a ____________. Conhecendo-se a numeração dos pontos correspondentes a cada símbolo, torna-se fácil tanto a leitura quanto a escrita feita em regletes.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Apostila – O sistema braille 2020/21. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/02-Apostila-deSistema-Braille.pdf. Acesso em: 14 jul.2024.
As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
RESENDE, Tânia Regina Martins. Apostila – O sistema braille 2020/21. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wp-content/uploads/2022/03/02-Apostila-deSistema-Braille.pdf. Acesso em: 14 jul.2024.
As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
As fases que antecedem o processo de alfabetização em braille são fundamentais para a aquisição de um conjunto de habilidades exigidas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse período, o professor deve proporcionar variadas experiências às crianças para que elas vivenciem cada uma das etapas básicas de desenvolvimento tátil. As frases a seguir relacionam-se a três dessas etapas.
1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.
Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.
Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Observe as operações escritas em braille
Assinale a alternativa que apresenta a transcrição das operações para tinta na ordem em que elas aparecem (de cima para baixo):

Assinale a alternativa que apresenta a transcrição das operações para tinta na ordem em que elas aparecem (de cima para baixo):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Braille
mostrar texto associado
Quanto à escrita no Sistema Braille, é necessária certa prática, podendo ser produzida por máquinas de datilografia, impressoras e manualmente, com dois instrumentos chamados reglete e punção.