Filtrar


Questões por página:

Um elevador é composto de um bloco de peso A, uma plataforma de peso B e uma barra triangular, conforme ilustra a figura abaixo. O bloco de peso A está sobre uma plataforma de peso B que é suspensa pela barra triangular onde é aplicada uma força P de 100 N. O bloco de peso total A é formado por vários pesos que são dispostos sem escorregamento, sendo o primeiro bloco de igual peso da plataforma B, segundo bloco igual à metade do peso B da plataforma, o terceiro bloco igual à terça parte do peso B da plataforma, e assim, sucessivamente.

Pede-se determinar a força de tração exercida pelo cabo na plataforma, em newtons, sabendo que o peso B é de 100N, são dez elementos que constam do bloco A, e a aceleração da gravidade é de 10 m.s-2. Abandona-se o peso das polias, do cabo e da barra triangular acima das polias na presença dos pesos citados.

Um bloco homogêneo de 68 g flutua em mercúrio e se encontra em equilíbrio com 1/6 de seu volume submerso. Qual o volume do bloco em cm3 ?

Dado
Densidade do mercúrio = 13,6 g/cm3

Um tubo em forma de U contém mercúrio e ar, conforme mostra a Figura.

Qual é, aproximadamente, em N/m2, a pressão à qual está submetido o ar dentro do tubo?

Dados

Pressão atmosférica = 1,01 x 105 N/m2
Densidade do mercúrio = 13,6 g/cm3
Aceleração da gravidade = 10,0 m/s2

Uma escada de massa 80 kg está apoiada no chão e em uma parede, como mostra a Figura abaixo.

O atrito entre a escada e a parede é desprezível, e o centro de gravidade da escada está no centro geométrico dela.

Qual é, aproximadamente, em N, o módulo da força de interação entre a escada e a parede?

Dois canos de água cilíndricos e uma torneira são representados, na figura abaixo, na qual as setas indicam a direção do fluxo de água.



No cano 1, de diâmetro 3,0 cm, a água flui com velocidade de 150 cm/s. No cano 2, de 2,4 cm de diâmetro, a velocidade da água é a mesma. Considere a viscosidade da água desprezível. Qual é, em cm³ /s, aproximadamente, a vazão da água na torneira?

Dado: π = 3