Filtrar


Questões por página:
Considere o modelo de um fluido em equilíbrio no campo gravitacional. Admitindo que o fluido é um gás ideal contido na atmosfera isotérmica, e sabendo que a densidade e a pressão em z = 0 são ρº e Pº, pode-se concluir que a pressão em função da altitude z é ( g é intensidade da gravidade):
Imagem associada para resolução da questão
Em um processo isotérmico a uma temperatura T = 280 K, a pressão P de uma amostra de gás ideal é reduzida de Pi = 450 Pa a Pf = 150 Pa, onde Pi e Pf são, respectivamente, as pressões inicial e final. Sendo n = 0,05 o número de mols do gás ideal em questão, é CORRETO afirmar que a variação de entropia neste processo é aproximadamente de: (Dado: considere R = 8,31 J/mol.K como a constante universal dos gases. Use, se necessário, ln(2) = 0,69 e ln(3) = 1,09.)
Uma prancha de comprimento igual a 1 m e seção transversal uniforme é articulada em uma extremidade no fundo de uma piscina. A piscina está cheia de água até uma altura de 50 cm. A densidade relativa da prancha em relação à água é 0,5.
Imagem associada para resolução da questão
Determine o ângulo θ que a prancha faz com a vertical na posição de equilíbrio.
mostrar texto associado
Quando um objeto de 100 N foi preso a um dinamômetro e mergulhado em água (massa específica igual a 10³ kg/m³), o dinamômetro acusou 40 N. Nesse caso, a massa específica do objeto era de 3/5 .10³ kg/m³.
mostrar texto associado
Suponha‐se que um elevador hidráulico de um posto de gasolina seja acionado mediante um cilindro de área 4.10‐5 m², que o automóvel a ser elevado tenha massa de 2.000 kg e esteja sobre o êmbolo de área 4.10‐3 m² e que a aceleração da gravidade (g) seja igual a 10 m/s². Nesse caso, o deslocamento, que teoricamente deve ter o êmbolo menor, para elevar de 10 cm o automóvel será de 10 m.