Filtrar


Questões por página:



Uma tubulação possui no ponto A uma vazão de líquido de 300 L/s. Considerando que no ponto B houve um estrangulamento do diâmetro da tubulação em 80%, qual a vazão, em L/s, nesse ponto?

Dado: Considere o escoamento laminar e em regime estacionário.



Uma tubulação industrial com fluxo contínuo de água, apresenta, em um certo trecho, uma expansão do diâmetro, conforme mostrado na figura acima. Manômetros são posicionados sobre os pontos A e B. Qual a diferença de pressão, ΔP = PA – PB,, em N/m2 , entre esses dois pontos da tubulação?

Dados:
massa específi ca da água: μágua = 1,0 kg/L.
g = 10 m/s2
1cm = 10-2m
1L = 10-3m3

Um corpo sólido se encontra no fundo de um recipiente que contém água. Adiciona-se uma certa massa de sal à água, aumentando a densidade, até que o corpo comece a flutuar, totalmente submerso. Considerando que a massa de água no recipiente é m = 100 g, que o volume de água e sal é sempre constante e igual a 100 cm3 e que a densidade do corpo é µ = 3,0 g/cm3 , qual a massa, em gramas, de sal adicionada à água?


A viga bi-apoiada mostrada na figura acima está sujeita à ação de uma força F inclinada, atuante no ponto Q. Os efeitos dessa força ao longo do comprimento da viga são tais que os trechos PQ e QR ficam sujeitos, respectivamente, à


Uma barra de comprimento L pode deformar-se por efeito do aumento da temperatura até um valor δ, conforme a figuraacima. Seja ΔT1 o aumento na temperatura que produz a deformação δ. Caso a barra seja submetida a um aumento detemperatura ΔT2 superior a ΔT1, ela ficará, em sua configuração final, sob a ação de uma