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Em uma agência bancária, todos os dez técnicos de umsetor foram avaliados, segundo alguns critérios, considerando-se uma escala de pontos. Cada técnico recebeuuma numeração única de 1 a 10. Ao final do processo, o total de pontos obtidos por cada um dos 10 técnicos foitabulado conforme a Tabela a seguir. Para medir a dispersão desses dados, o gerente usou o coeficiente de variação, que é a razão entre o desvio padrão e a média dessapopulação.

Q30.png (420×60)

O coeficiente de variação dessa população é igual a
Dado √31 ≅ 5 6
Uma agência bancária está analisando dois Serviços, o F e o G, da linha PREMIUM, e, para isso, seus funcionários entrevistaram cinco clientes, com esse perfil, queusaram os dois serviços. Esses clientes atribuíram notasde satisfação de 0,0 a 10,0 para cada serviço. As notaspara o Serviço F e para o Serviço G foram as seguintes:

Serviço F: 7,9,8,6,10 Serviço G: 8,7,9,5,10

A gestão dessa agência quer saber qual serviço apresenta maior variabilidade nas notas de satisfação. Para isso, o desvio padrão das notas de ambos os serviços foi calculado.

Considerando-se essa população, formada por esses cinco clientes, e sabendo-se que o desvio padrão das notasdo Serviço G é igual a 1,87, a diferença entre o maior e omenor desvio padrão é igual a

Dado 2√2 ≅ 2 8,2
Uma medida importante para o estudo do risco a ser mensurada é o valor esperado de cada distribuição de probabilidade considerada. Essa medida do valor esperado não demonstra o risco associado a cada proposta de investimento. Ao quantificar o risco do investimento, deve-se utilizar medida estatística de
Uma equipe precisa apresentar os resultados de diversas análises para diferentes públicos. Cada visualização deve ser escolhida e projetada de forma a comunicar claramente os insights obtidos, considerando as boas práticas de design e de acessibilidade.
Serão apresentados, em momentos diferentes, os seguintes dados:

1. Distribuição de idades de uma pesquisa populacional, que possui um grande número de participantes.
2. Comparação de receitas mensais de diferentes setores de uma empresa ao longo de um ano.
3. Proporção de vendas de diferentes produtos de uma loja durante o último trimestre.
4. Análise de correlação entre as variáveis “horas de estudo” e “nota final” de estudantes.

Considerando-se as boas práticas de design e acessibilidade, quais tipos de gráficos devem ser utilizados para a visualização dessas quatro situações?
Considere um grupo de 600 funcionários de uma empresa que registram os seguintes valores com relação ao tempo de permanência em um curso de aperfeiçoamento:

Média = 9 dias
1o Quartil = 5 dias
3o Quartil = 15 dias
Coeficiente de variação = 20%

Considerando-se essas informações, é possível concluir que