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Observe a figura a seguir, a qual ilustra as quatro camadas típicas de um revestimento asfáltico.


Imagem associada para resolução da questão

Em ordem crescente de profundidade, podem ser apontadas as seguintes camadas:

A tabela a seguir indica o volume de corte e aterro necessários para os serviços de terraplenagem ao longo de um trecho estaqueado de uma estrada, em m3, adotando-se a distância padrão de 20 metros entre estacas.
Imagem associada para resolução da questão


Sabe-se que 80% do volume de corte pode ser reaproveitado para compensação do movimento de terra, com o mesmo grau de compactação do terreno original, e que o material proveniente de jazida sofre uma compactação de 20% em relação ao volume ocupado no caminhão.
Com essas informações, conclui-se que o volume total de material a ser trazido da jazida para realização de aterro é de:
Uma obra de pavimentação asfáltica de 50 km de rodovia tem pista de rolamento em concreto asfáltico com largura média da pista de rolamento de 10 m e espessura de 5 cm compactado. Se o peso específico do concreto asfáltico compactado for de 2,4 t/m³, a usina de asfalto estiver localizada ao lado de uma via que intercepta a rodovia em questão no quilômetro 16 e a distância da usina de asfalto e a rodovia for de 1 km, o quantitativo de transporte do concreto asfáltico será de aproximadamente:
Um aterro de 100 m de comprimento, compreendido entre as estacas 120 e 125, tem plataforma de terraplenagem de 10 m de largura, e as cotas vermelhas em suas estacas são, respectivamente: 0 m; 0,5 m; 1,0 m; 1,5 m; 1,0 m e 0,0 m.

Se o terreno natural estiver nivelado e a inclinação dos taludes for 1:1, o volume desse aterro será de:
De acordo com as normas técnicas vigentes, os dispositivos instalados nas camadas subjacentes dos pavimentos de cortes ou aterros que, liberando parte da água retida, aliviam as tensões e propiciam a preservação desses pavimentos são: