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O projeto geométrico de uma rodovia é composto, em planta, por diversos trechos retilíneos, conectados por curvas, que podem ser circulares ou de transição. Seguindo a ordem de estaqueamento da estrada, os pontos notáveis da curva de transição são denominados de:

A tabela a seguir mostra o movimento de terra ao longo do eixo de uma estrada:

Imagem associada para resolução da questão


Considera-se que 80% do material de corte pode ser reaproveitado para reaterros ao longo de qualquer um dos trechos da estrada. O empolamento do material escavado é de 30%, e o material reaproveitado assume o mesmo grau de compactação que no terreno original.

Com base nessas informações, o volume de material que deve ser levado para um bota-fora é de:

Para o dimensionamento de um pavimento flexível pelo método do DNER, os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R.
A figura a seguir mostra o perfil do terreno e do greide de uma estrada, em metros, ao longo de um trecho entre as estacas 1 e 10, utilizando o estaqueamento padrão de 20m.
Imagem associada para resolução da questão

Sabe-se que a largura da estrada é constante e igual a 10m, e que não há inclinação lateral nem do terreno e nem da estrada ao longo desse trecho. Supondo que todo o material de corte pode ser aproveitado em aterro na própria estrada e desprezando os volumes de terra para execução dos taludes de corte e aterro, o movimento de terra nesse trecho resulta em:
No projeto geométrico horizontal de uma rodovia, o PC de uma determinada curva circular é a estaca E53+11,35. Sabe-se que, o ângulo central é 36° e o raio de curva é de 400 metros. Assinale a alternativa que apresenta a estaca do PT da curva