Filtrar


Questões por página:
Na Gestão Estratégica Governamental, o planejamento é o processo no qual os órgãos públicos definem suas diretrizes, objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, baseando-se na identidade institucional e nos recursos disponíveis. Nesse processo, é fundamental que metodologias para medição de desempenho do setor público sejam usadas. Entre tais metodologias se destacam a Balanced Scorecard (BSC) e a Objective and Key Results (OKR).
Considerando as características de cada uma, classifique os itens a seguir como BSC (1) ou OKR (2).
( ) Na gestão pública, a metodologia permite a definição clara de metas de curto prazo alinhadas com as missões de longo prazo do governo, promovendo foco, alinhamento, e comprometimento entre diferentes níveis da administração.
( ) Os resultados dessa metodologia em serviços públicos devem ser medidos por meio de indicadores claramente definidos e relevantes para cada objetivo promovendo uma gestão mais dinâmica e adaptativa que pode melhor atender às necessidades dos cidadãos.
( ) Na metodologia aplicada nas organizações públicas, a perspectiva financeira não é o objetivo final, mas sim um meio para obtenção de recursos necessários para o cumprimento de sua função social, sendo assim, está orientada para a execução do orçamento público.
( ) Para implementar a metodologia nas organizações públicas, primeiramente deve-se adaptar as quatro perspectivas da ferramenta para refletir as diretrizes estratégicas institucionais.

A classificação correta, na ordem apresentada, é
O processo de administração estratégica perpassa pela análise de segmentos e elementos do ambiente geral. Tomar em consideração elementos desse ambiente que correspondam à miscigenação e distribuição de renda, envolve aspectos relacionados ao segmento
Ao realizar a análise do ambiente interno em uma empresa, deve-se tomar por consideração, inicialmente, a integração dos seus recursos tangíveis e intangíveis. Esta integração desenvolve as
De acordo com Chiavenato (2003), o sucesso do administrador baseia-se em como ele lida com pessoas e situações, mais do que com sua personalidade. Para a realização de seu trabalho e desempenho, ele depende de certas habilidades que transformam conhecimento em ação. Segundo essas premissas, quais são as três habilidades que podem transformar o trabalho do gestor em um trabalho bem-sucedido?
Nenhuma organização é exclusivamente mecanicista ou orgânica. Também não há uma estrutura ou modelo de organização que seja melhor que outra – cada estrutura é mais adaptada a diferentes circunstâncias ou situações. Os principais fatores que influenciam a escolha da estrutura ideal são: